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Desenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Gerais

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dc.creator COSTA, Vívian Ariane de Oliveira
dc.date.issued 2019-12-04
dc.identifier.citation COSTA, Vívian Ariane de Oliveira. Desenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Gerais. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2100
dc.description.abstract A presente pesquisa investigou, no campo das tendências do desenvolvimento, educação e justiça ambiental, a questão do uso da água em uma escola agroecológica. Justificou-se pela importância da água, recurso finito indispensável à vida, cuja disponibilidade encontra-se em processo de diminuição gradativa, em decorrência do seu uso abusivo e desequilibrado para um projeto de modernidade. A pesquisa procurou compreender o conceito de desenvolvimento, contextualizando-o no tempo histórico e revelou a insuficiência teórica do seu conceito vigente, posto a partir do século XVI, frente à realidade social, saltando à face da pesquisa a circunstância fática de que a concentração de riqueza e expansão da economia, por si só, não alteram as condições de vida da população, pelo contrário, podem representar instrumentos de exploração e exclusão. A pesquisa procurou demonstrar a relação do homem com o meio ambiente, enfrentando resultados que revelam uma postura de arrogância, em que a tecnologia é aplicada em afronta aos processos naturais, com afastamento da ética, substituída pela avidez pelo lucro, com as consequências bem conhecidas na realidade contemporânea e outras ainda incalculáveis. Como hipótese, tem-se a possibilidade das ações de agroecologia tomadas pela escola se caracterizarem como mero instrumento de representação simbólica, desvinculada dos princípios de justiça ambiental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, observações, entrevistas e análise de conteúdo para alcançar os objetivos de verificar a existência do diálogo entre a prática da escola e o discurso do movimento agroecológico e compreender, em parte, a relação do aluno com o uso da água. Como resultado, tem-se em evidência algumas contradições nas práticas da escola, que representam uma irracionalidade também presente em toda sociedade, no que diz respeito ao uso comum da água. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Desenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Gerais pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 131 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação pt_BR
dc.keywords.portuguese Desenvolvimento pt_BR
dc.keywords.portuguese Uso da água pt_BR
dc.keywords.portuguese Justiça ambiental pt_BR
dc.keywords.english Education pt_BR
dc.keywords.english Development pt_BR
dc.keywords.english Use of water pt_BR
dc.keywords.english Environmental justice pt_BR
dc.orientador.principal RODRIGUES, Rogério
dc.orientador.coorientador RIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade pt_BR
dc.pg.area CNPQ::Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade pt_BR
dc.pg.linha Desenvolvimento e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2020-01-31T11:03:22Z
dc.date.accessioned 2020-01-31T11:03:22Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


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