dc.creator |
COSTA, Vívian Ariane de Oliveira |
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dc.date.issued |
2019-12-04 |
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dc.identifier.citation |
COSTA, Vívian Ariane de Oliveira. Desenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Gerais. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2100 |
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dc.description.abstract |
A presente pesquisa investigou, no campo das tendências do desenvolvimento, educação e justiça ambiental, a questão do uso da água em uma escola agroecológica. Justificou-se pela importância da água, recurso finito indispensável à vida, cuja disponibilidade encontra-se em processo de diminuição gradativa, em decorrência do seu uso abusivo e desequilibrado para um projeto de modernidade. A pesquisa procurou compreender o conceito de desenvolvimento, contextualizando-o no tempo histórico e revelou a insuficiência teórica do seu conceito vigente, posto a partir do século XVI, frente à realidade social, saltando à face da pesquisa a circunstância fática de que a concentração de riqueza e expansão da economia, por si só, não alteram as condições de vida da população, pelo contrário, podem representar instrumentos de exploração e exclusão. A pesquisa procurou demonstrar a relação do homem com o meio ambiente, enfrentando resultados que revelam uma postura de arrogância, em que a tecnologia é aplicada em afronta aos processos naturais, com afastamento da ética, substituída pela avidez pelo lucro, com as consequências bem conhecidas na realidade contemporânea e outras ainda incalculáveis. Como hipótese, tem-se a possibilidade das ações de agroecologia tomadas pela escola se caracterizarem como mero instrumento de representação simbólica, desvinculada dos princípios de justiça ambiental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, observações, entrevistas e análise de conteúdo para alcançar os objetivos de verificar a existência do diálogo entre a prática da escola e o discurso do movimento agroecológico e compreender, em parte, a relação do aluno com o uso da água. Como resultado, tem-se em evidência algumas contradições nas práticas da escola, que representam uma irracionalidade também presente em toda sociedade, no que diz respeito ao uso comum da água. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Gerais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
131 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Uso da água |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Justiça ambiental |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Development |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Use of water |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Environmental justice |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
RODRIGUES, Rogério |
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dc.orientador.coorientador |
RIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira |
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dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
CNPQ::Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade |
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dc.pg.linha |
Desenvolvimento e Sociedade |
pt_BR |
dc.date.available |
2020-01-31T11:03:22Z |
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dc.date.accessioned |
2020-01-31T11:03:22Z |
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dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
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