Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a formação docente sob a ótica da Educação em Direitos Humanos, dentro de um cenário voltado para os cursos de licenciatura em matemática e ciências da natureza de uma universidade pública brasileira. Com o intuito de compreender o sentido e a importância dessa formação em Educação em Direitos Humanos para os futuros professores, buscou-se elementos dessa formação na prática declarada de professores-formadores e também no currículo. Procurou-se identificar essa formação, através dos discursos de professoresformadores, ressaltando que os documentos oficiais dos cursos de licenciatura também contribuíram para a análise. Dessa forma, dialogou-se com referenciais teóricos apoiados, principalmente, na Educação em Direitos Humanos; e o percurso metodológico encaminhou-se pela hermenêutica, que possibilitou à identificação de antinomias presentes na formação docente, que carecem ser superadas, a fim de se garantir um conjunto de ações, cada vez mais dinâmicas, voltadas para a formação de professores em Educação em Direitos Humanos nos cursos de licenciatura analisados.