dc.creator |
MENEGATTI, Raíssa Rodrigues |
|
dc.date.issued |
2019-12-05 |
|
dc.identifier.citation |
MENEGATTI, Raíssa Rodrigues. Educação em direitos humanos na formação de professores de ciências da natureza e matemática: um estudo de caso. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2143 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a formação docente sob a ótica da Educação em Direitos Humanos, dentro de um cenário voltado para os cursos de licenciatura em matemática e ciências da natureza de uma universidade pública brasileira. Com o intuito de compreender o sentido e a importância dessa formação em Educação em Direitos Humanos para os futuros professores, buscou-se elementos dessa formação na prática declarada de professores-formadores e também no currículo. Procurou-se identificar essa formação, através dos discursos de professoresformadores, ressaltando que os documentos oficiais dos cursos de licenciatura também contribuíram para a análise. Dessa forma, dialogou-se com referenciais teóricos apoiados, principalmente, na Educação em Direitos Humanos; e o percurso metodológico encaminhou-se pela hermenêutica, que possibilitou à identificação de antinomias presentes na formação docente, que carecem ser superadas, a fim de se garantir um conjunto de ações, cada vez mais dinâmicas, voltadas para a formação de professores em Educação em Direitos Humanos nos cursos de licenciatura analisados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Educação em direitos humanos na formação de professores de ciências da natureza e matemática |
pt_BR |
dc.title.subtitle |
um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
102 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação em direitos humanos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Concepções docentes |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Education in human rights |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teacher training |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teaching conceptions |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
CNPQ::Educação - Formação de Professores |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Educação - Direitos Humanos |
pt_BR |
dc.date.available |
2020-03-04T19:05:14Z |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-04T19:05:14Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|