Resumo:
Essa pesquisa explora a produção de biocombustíveis de aviação por diferentes rotas, em
biorrefinarias integradas a extração de óleo de palma. As biorrefinarias são divididas em quatro
estudos de caso, com plantas de extração, biodiesel, etanol de segunda geração e plantas de
produção de biojet fuel, via processos HEFA e via ATJ. Além disso, estão incluídas também
estações de cogeração, que são abastecidas com a biomassa residual da extração e permitem
que todos os casos estudados tenham suas demandas por energia térmica e elétrica supridas. As
biorrefinarias são analisadas por indicadores de 1a e de 2a Lei, exergoeconomicamente e exergoambientalmente,
tal como, faz-se uma análise de ciclo de vida e uma análise econômica dos
casos estudados. Aanálise termodinâmica aponta para o caráter ainda emergente das tecnologias
usadas para produção de biocombustíveis aeronáuticos, devido às suas grandes irreversibilidades.
A análise exergoeconomica indicou que o processo de obtenção de biocombustíveis que
conta com os maiores custos unitários, exergéticos e monetários, é o processo ATJ. A produção
de eletricidade excedente tem os maiores custos obtidos. A análise econômica indica que a
planta que apresenta maior atratividade é a do Caso 2, devido ao menor investimento. Ambientalmente,
os resultados indicam que a produção de biojet fuels é favorável à mitigação dos
efeitos de aquecimento global para os combustíveis obtidos pela rota HEFA. A diversificação
dos produtos das biorrefinarias contribui para as finanças do sistema, entretanto, tecnicamente
ainda não se mostram vantajosos, pois as melhores eficiências são encontradas para o Caso Base.
Palavras–chave: Biorrefinarias, biomassa, óleo de palma, biojet fuel, biodiesel.