Resumo:
Tubulações são o meio de transporte de fluidos mais empregado no mundo devido a sua
eficiência, facilidade e segurança. Linhas de tubulações apresentam vida útil e precisam
de manutenções ao longo do tempo. Desgastes, corrosões e formação de incrustações são
exemplos de avarias que devem ser inspecionadas e devidamente tratadas. Para realizar
esse serviço de manutenção, são utilizados os pigs, que são equipamentos capazes de
realizar processos de inspeção, limpeza, entre outras funções. O uso da ferramenta é feito
colocando a mesma na linha e passando-a através de um fluido com pressão suficiente para
empurrar o pig por todo o percurso. É uma tecnologia extremamente necessária que deve
ser cuidadosamente projetada, pois sua aplicação nas linhas é um procedimento perigoso.
No presente estudo são feitas análises teóricas e experimentais das velocidades que um pig
multidiâmetro de 4x8,5 polegadas pode atingir em trechos retos de quatro e sete polegadas.
A análise teórica foi realizada aplicando as equações do movimento no pig e resolvendoas
por simulação numérica. A análise experimental foi feita através de lançamentos do
equipamento em um loop de testes multidiâmetro localizado na Universidade Federal
de Itajubá, no Núcleo de Separadores Compactos. O fluido de trabalho foi a água em
condições ambiente, com vazões de trabalho de 20, 30, 40 e 50 𝑚3/ℎ e a pressão máxima
atingida na lina foi de 10 bar. Além desse estudo, também são observadas as fotos obtidas
de testes com o pig referentes aos escoamentos que ocorrem antes, durante e após a
passagens do equipamento em alguns trechos transparentes do loop. Conseguiu-se um
intervalo de velocidades teóricas compatíveis com as obtidas experimentalmente, mas não
foi possível a obtenção de um parâmetro preciso. Quanto aos escoamentos, percebeu-se
modificações dos mesmos de acordo com o desempenho do pig.