dc.creator |
TAI JUNIOR, Marcelo |
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dc.date.issued |
2020-07-27 |
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dc.identifier.citation |
TAI JUNIOR, Marcelo. Análise do deslocamento de um pig multidiâmetro e da dinâmica do escoamento 2020. 92 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2196 |
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dc.description.abstract |
Tubulações são o meio de transporte de fluidos mais empregado no mundo devido a sua
eficiência, facilidade e segurança. Linhas de tubulações apresentam vida útil e precisam
de manutenções ao longo do tempo. Desgastes, corrosões e formação de incrustações são
exemplos de avarias que devem ser inspecionadas e devidamente tratadas. Para realizar
esse serviço de manutenção, são utilizados os pigs, que são equipamentos capazes de
realizar processos de inspeção, limpeza, entre outras funções. O uso da ferramenta é feito
colocando a mesma na linha e passando-a através de um fluido com pressão suficiente para
empurrar o pig por todo o percurso. É uma tecnologia extremamente necessária que deve
ser cuidadosamente projetada, pois sua aplicação nas linhas é um procedimento perigoso.
No presente estudo são feitas análises teóricas e experimentais das velocidades que um pig
multidiâmetro de 4x8,5 polegadas pode atingir em trechos retos de quatro e sete polegadas.
A análise teórica foi realizada aplicando as equações do movimento no pig e resolvendoas
por simulação numérica. A análise experimental foi feita através de lançamentos do
equipamento em um loop de testes multidiâmetro localizado na Universidade Federal
de Itajubá, no Núcleo de Separadores Compactos. O fluido de trabalho foi a água em
condições ambiente, com vazões de trabalho de 20, 30, 40 e 50 𝑚3/ℎ e a pressão máxima
atingida na lina foi de 10 bar. Além desse estudo, também são observadas as fotos obtidas
de testes com o pig referentes aos escoamentos que ocorrem antes, durante e após a
passagens do equipamento em alguns trechos transparentes do loop. Conseguiu-se um
intervalo de velocidades teóricas compatíveis com as obtidas experimentalmente, mas não
foi possível a obtenção de um parâmetro preciso. Quanto aos escoamentos, percebeu-se
modificações dos mesmos de acordo com o desempenho do pig. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Análise do deslocamento de um pig multidiâmetro e da dinâmica do escoamento |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
92 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Pig |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Multidiâmetro |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Velocidade |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Pig |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Multi-diameter |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Velocity |
pt_BR |
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.pg.area |
CNPQ:: Térmica, Fluidos e Máquinas de Fluxo |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.date.available |
2020-09-04T11:41:19Z |
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dc.date.accessioned |
2020-09-04T11:41:19Z |
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dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Ana Lúcia Fernandes de Lima e |
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dc.contributor.advisor-co1 |
SOUZA, Marcos Aurélio de |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
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