DSpace/Manakin Repository

Educação financeira no ensino médio integral e integrado: um estudo da própria prática

Mostrar registro simples

dc.creator SANTOS, Ivan Schumann de Melo
dc.date.issued 2021-02-26
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2402
dc.description.abstract Integral and Integrated Education considers the importance of the person's development, in addition to his / her preparation for the exercise of citizenship, together with his / her training. This type of education requires teacher training and also research that focuses on the practices developed to achieve its goals. Seeking to fill this gap, this study is configured as a research of the practice itself, which unites teaching with academic research, and aims to investigate the contributions to a set of activities on Financial Education, based on literacy practices, so that the Mathematics teacher achieve the principles of Integrated Comprehensive High School. The set of activities elaborated by the researcher professor had the participation of a collaborative and interdisciplinary group of studies, being implemented together with a class of 1st year of a Computer Technician course in the integral and integrated perspective. To analyze the results, three axes were created, based on the principles of the EMII: (1) Pluralism of ideas and pedagogical concepts; (2) Valuing extra-school experience and (3) Linking school education, work and social practices. The results, analyzed in a narrative way, point out that the mathematical and financial literacy practices, when permeated by moments of discussion and socialization, help the teacher to reach the principles of the program and that the research of the practice itself allows the teacher, especially Mathematics, rethinking your posture and your role as an EMII teacher. pt_BR
dc.description.sponsorship Agência 1 pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Práticas de letramento pt_BR
dc.subject Pesquisa da própria prática pt_BR
dc.subject Ensino Médio Integral e Integrado pt_BR
dc.title Educação financeira no ensino médio integral e integrado: um estudo da própria prática pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-04-15
dc.date.available 2021-04-15T14:03:30Z
dc.date.accessioned 2021-04-15T14:03:30Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8443368808751546 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CRISTOVÃO, Eliane Matesco
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4106190092585392 pt_BR
dc.description.resumo A Educação Integral e Integrada considera a importância do desenvolvimento da pessoa, além de seu preparo para o exercício da cidadania, juntamente com sua formação. Este tipo de educação exige preparo do professor e, também, pesquisas que tomem como foco as práticas desenvolvidas para alcançar seus objetivos. Buscando suprir essa lacuna, este estudo configura-se como uma pesquisa da própria prática, que une o ensino à investigação acadêmica, e objetiva investigar as contribuições de um conjunto de atividades sobre Educação Financeira, pautado em práticas de letramento, para que o professor de Matemática possa atingir os princípios do Ensino Médio Integral Integrado. O conjunto de atividades elaborado pelo professor pesquisador contou com a participação de um grupo colaborativo e interdisciplinar de estudos, sendo implementado junto a uma turma de 1º ano de um curso Técnico de Informática na perspectiva integral e integrada. Para analisar os resultados, foram constituídos três eixos, baseados nos princípios do EMII: (1) Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; (2) Valorização da experiência extraescolar e (3) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Os resultados, analisados de forma narrativa, apontam que as práticas de letramento matemático e financeiro, quando permeadas por momentos de discussão e socialização, auxiliam o professor a atingir os princípios do programa e que a pesquisa da própria prática permite, ao professor, em especial de Matemática, repensar sua postura e seu papel enquanto professor do EMII. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references SANTOS, Ivan Schumann de Melo. Educação financeira no ensino médio integral e integrado: um estudo da própria prática. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples