dc.creator |
SANTOS, Ivan Schumann de Melo |
|
dc.date.issued |
2021-02-26 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2402 |
|
dc.description.abstract |
Integral and Integrated Education considers the importance of the person's development,
in addition to his / her preparation for the exercise of citizenship, together with his / her
training. This type of education requires teacher training and also research that focuses
on the practices developed to achieve its goals. Seeking to fill this gap, this study is
configured as a research of the practice itself, which unites teaching with academic
research, and aims to investigate the contributions to a set of activities on Financial
Education, based on literacy practices, so that the Mathematics teacher achieve the
principles of Integrated Comprehensive High School. The set of activities elaborated by
the researcher professor had the participation of a collaborative and interdisciplinary
group of studies, being implemented together with a class of 1st year of a Computer
Technician course in the integral and integrated perspective. To analyze the results, three
axes were created, based on the principles of the EMII: (1) Pluralism of ideas and
pedagogical concepts; (2) Valuing extra-school experience and (3) Linking school
education, work and social practices. The results, analyzed in a narrative way, point out
that the mathematical and financial literacy practices, when permeated by moments of
discussion and socialization, help the teacher to reach the principles of the program and
that the research of the practice itself allows the teacher, especially Mathematics,
rethinking your posture and your role as an EMII teacher. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa da própria prática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio Integral e Integrado |
pt_BR |
dc.title |
Educação financeira no ensino médio integral e integrado: um estudo da própria prática |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-04-15 |
|
dc.date.available |
2021-04-15T14:03:30Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-15T14:03:30Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8443368808751546 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CRISTOVÃO, Eliane Matesco |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4106190092585392 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação Integral e Integrada considera a importância do desenvolvimento da pessoa,
além de seu preparo para o exercício da cidadania, juntamente com sua formação. Este
tipo de educação exige preparo do professor e, também, pesquisas que tomem como foco
as práticas desenvolvidas para alcançar seus objetivos. Buscando suprir essa lacuna, este
estudo configura-se como uma pesquisa da própria prática, que une o ensino à
investigação acadêmica, e objetiva investigar as contribuições de um conjunto de
atividades sobre Educação Financeira, pautado em práticas de letramento, para que o
professor de Matemática possa atingir os princípios do Ensino Médio Integral Integrado.
O conjunto de atividades elaborado pelo professor pesquisador contou com a participação
de um grupo colaborativo e interdisciplinar de estudos, sendo implementado junto a uma
turma de 1º ano de um curso Técnico de Informática na perspectiva integral e integrada.
Para analisar os resultados, foram constituídos três eixos, baseados nos princípios do
EMII: (1) Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; (2) Valorização da experiência
extraescolar e (3) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Os resultados, analisados de forma narrativa, apontam que as práticas de letramento
matemático e financeiro, quando permeadas por momentos de discussão e socialização,
auxiliam o professor a atingir os princípios do programa e que a pesquisa da própria
prática permite, ao professor, em especial de Matemática, repensar sua postura e seu papel
enquanto professor do EMII. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
SANTOS, Ivan Schumann de Melo. Educação financeira no ensino médio integral e integrado: um estudo da própria prática. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |