dc.creator |
SILVA, André Marques Mancilha da |
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dc.date.issued |
2021-04-30 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2414 |
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dc.description.abstract |
With the behavioral change of professionals in the labor market, increasingly influenced by
new generations and technological evolutions of the 21st century, this research, aimed at
obtaining a better performance of these employees in organizations, proposes an
organizational management model based on gamification. Its unprecedented aspect is to
translate the competition among players, resulting from a traditional gamified intervention,
into a collective result which does not benefit the individual in corporate environments.
Using the research-action methodology, gamification was applied in two real companies from
different market segments. As a result of the application of the gamified model, it was possible
to identify its contribution regarding knowledge management, senses of critical and risk
analysis, interactivity between people, organizational climate, employee’s commitment and
engagement and, above all, uniformity and synergy of actions in order to achieve a positive
and common result for companies, making the work challenging and consistently interesting;
however, the obtained results highlight that the proposed model still requires some
adjustments and new applications in other companies. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Organização |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo gamificado |
pt_BR |
dc.subject |
Comprometimento |
pt_BR |
dc.subject |
Engajamento |
pt_BR |
dc.subject |
Sinergia |
pt_BR |
dc.title |
Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-07 |
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dc.date.available |
2021-05-07T13:19:02Z |
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dc.date.accessioned |
2021-05-07T13:19:02Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6416975016937093 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PINHO, Alexandre Ferreira de |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2049450957233052 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com a mudança comportamental dos profissionais no mercado de trabalho influenciados cada
vez mais pelas novas gerações e evoluções tecnológicas do século XXI, esta pesquisa,
preocupada em obter um melhor desempenho desses colaboradores nas organizações, propõe
um modelo de gestão organizacional baseado na gamificação. Seu aspecto ineditista está em
traduzir a concorrência entre os jogadores, algo resultante de uma intervenção gamificada
tradicional, em um resultado coletivo não favorecendo o individual nos ambientes
corporativos. Utilizando a Pesquisa-ação como método, a gamificação foi aplicada em duas
empresas reais de segmentos mercadológicos diferentes. Como resultante da aplicação do
modelo gamificado, foi possível identificar sua contribuição no que se refere à gestão de
conhecimento, sensos de análise crítica e de risco, interatividade entre as pessoas, clima
organizacional, comprometimento e engajamento dos colaboradores e sobre tudo,
uniformidade e sinergia de ações para a obtenção de um resultado positivo e comum para as
empresas, tornando o trabalho desafiador e consistentemente interessante; entretanto, os
resultados encontrados apontam que o modelo proposto demanda ainda de alguns ajustes e
novas aplicações em outras companhias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
SILVA, André Marques Mancilha da. Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional. 2021. 135 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |