DSpace/Manakin Repository

Os desafios de egressos do mestrado profissional em educação em ciências na aplicação das tecnologias da informação e comunicação na prática docente

Mostrar registro simples

dc.creator ALMEIDA, Rafael Corrêa de
dc.date.issued 2021-03-30
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2449
dc.description.abstract Technologies are present in our daily lives, which makes us a society called technological. Within this context, the integration of technologies in teaching becomes of great importance from the premise that the school needs to assume the role of preparing students to be creative and critical citizens, inserted in the society in which they live. For integration to happen, it is important to work on pillars that fully support the use of technologies with pedagogical intent. The objective of the research is to identify which challenges related to the use of Information and Communication Technologies are presented by professors who have graduated from Professional Master's Degrees with a line of research in Information and Communication Technology. The data collection instrument used was the semi-structured interview. The data were analyzed from the Content Analysis procedures, in order to bring to light what are the difficulties and obstacles to the use of Information and Communication Technology in the pedagogical practice of the graduating teachers. Thus, it is expected that the research will contribute to the development of future educational practices in teacher training, for the insertion of Information and Communication Technology in teaching practices with pedagogical intent, for the development of practices capable of overcoming some of the challenges encountered. outside the scope of teacher training, as seen by managers and infrastructure problems in schools. pt_BR
dc.description.sponsorship Agência 1 pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Mestrado profissional pt_BR
dc.subject Educação em ciências pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Os desafios de egressos do mestrado profissional em educação em ciências na aplicação das tecnologias da informação e comunicação na prática docente pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-05-27
dc.date.available 2021-05-27T17:40:11Z
dc.date.accessioned 2021-05-27T17:40:11Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9875617386038818 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REZENDE JUNIOR, Mikael Frank
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 pt_BR
dc.description.resumo As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, o que nos torna uma sociedade intitulada tecnológica. Dentro desse contexto, a integração das tecnologias no ensino torna-se de grande importância a partir da premissa de que a escola precisa assumir o papel de preparar os alunos para serem cidadãos criativos e críticos, inseridos na sociedade em que vivem. Para que a integração aconteça, é importante trabalhar pilares que sustentem – de forma integral – o uso das tecnologias com intencionalidade pedagógica. O objetivo da pesquisa é identificar que desafios relacionados à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação são apresentados por professores egressos de Mestrados Profissionais de Ensino com linha de pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir dos procedimentos da Análise de Conteúdo, a fim de trazer à luz quais as dificuldades e obstáculos para utilização das Tecnologia da Informação e Comunicação na prática pedagógica dos professores egressos. Com isso, espera-se que a pesquisa traga contribuições para o desenvolvimento de futuras práticas educativas na formação de professores, para a inserção das Tecnologia da Informação e Comunicação nas práticas docentes com intencionalidade pedagógica, para o desenvolvimento de práticas capazes de superar alguns desafios encontrados fora do âmbito da formação de professores, como visão dos gestores e problemas de infraestrutura nas escolas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references ALMEIDA, Rafael Corrêa de. Os desafios de egressos do mestrado profissional em educação em ciências na aplicação das tecnologias da informação e comunicação na prática docente. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples