dc.creator |
ALMEIDA, Rafael Corrêa de |
|
dc.date.issued |
2021-03-30 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2449 |
|
dc.description.abstract |
Technologies are present in our daily lives, which makes us a society called
technological. Within this context, the integration of technologies in teaching becomes
of great importance from the premise that the school needs to assume the role of
preparing students to be creative and critical citizens, inserted in the society in which
they live. For integration to happen, it is important to work on pillars that fully support
the use of technologies with pedagogical intent. The objective of the research is to
identify which challenges related to the use of Information and Communication
Technologies are presented by professors who have graduated from Professional
Master's Degrees with a line of research in Information and Communication
Technology. The data collection instrument used was the semi-structured interview.
The data were analyzed from the Content Analysis procedures, in order to bring to light
what are the difficulties and obstacles to the use of Information and Communication
Technology in the pedagogical practice of the graduating teachers. Thus, it is expected
that the research will contribute to the development of future educational practices in
teacher training, for the insertion of Information and Communication Technology in
teaching practices with pedagogical intent, for the development of practices capable
of overcoming some of the challenges encountered. outside the scope of teacher
training, as seen by managers and infrastructure problems in schools. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Mestrado profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.title |
Os desafios de egressos do mestrado profissional em educação em ciências na aplicação das tecnologias da informação e comunicação na prática docente |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-27 |
|
dc.date.available |
2021-05-27T17:40:11Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-27T17:40:11Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9875617386038818 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, o que nos torna uma sociedade
intitulada tecnológica. Dentro desse contexto, a integração das tecnologias no ensino
torna-se de grande importância a partir da premissa de que a escola precisa assumir
o papel de preparar os alunos para serem cidadãos criativos e críticos, inseridos na
sociedade em que vivem. Para que a integração aconteça, é importante trabalhar
pilares que sustentem – de forma integral – o uso das tecnologias com
intencionalidade pedagógica. O objetivo da pesquisa é identificar que desafios
relacionados à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação são
apresentados por professores egressos de Mestrados Profissionais de Ensino com
linha de pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação. O instrumento de
coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados
a partir dos procedimentos da Análise de Conteúdo, a fim de trazer à luz quais as
dificuldades e obstáculos para utilização das Tecnologia da Informação e
Comunicação na prática pedagógica dos professores egressos. Com isso, espera-se
que a pesquisa traga contribuições para o desenvolvimento de futuras práticas
educativas na formação de professores, para a inserção das Tecnologia da
Informação e Comunicação nas práticas docentes com intencionalidade pedagógica,
para o desenvolvimento de práticas capazes de superar alguns desafios encontrados
fora do âmbito da formação de professores, como visão dos gestores e problemas de
infraestrutura nas escolas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
ALMEIDA, Rafael Corrêa de. Os desafios de egressos do mestrado profissional em educação em ciências na aplicação das tecnologias da informação e comunicação na prática docente. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |