dc.creator |
LEMOS, Monícia Paula |
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dc.date.issued |
2021-08-17 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2515 |
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dc.description.abstract |
Financial education can be considered an essential skill for subjects today and in a context
of economic crisis it is even more necessary. However, studies point to the complexity of
financial education, mainly through several socioeconomic and demographic variables.
Thus, the present study is justified by the need to contribute to the discussion of the
subject in Brazil, bringing to light a research that has as its target audience university
students enrolled in undergraduate courses at the Federal Institute of Education, Science
and Technology of Minas Gerais - Bambuí Campus that are beneficiaries of the
Permanence Grant. To this end, a survey was carried out with 123 students benefiting
from the Permanence Scholarship Program, this benefit is one of the instruments of the
National Student Assistance Program, in force in all universities and federal education
institutes in Brazil. The objective was to measure and correlate the Financial Knowledge
Index (ICF) to socioeconomic and demographic variables through statistical tests. The
level of financial knowledge of university students on scholarships was measured,
resulting in a lower median for students with a lower family income and a higher median
for those with a family income between two and four minimum wages. Remembering that
the scholarship holders of the Permanence Scholarship Program in general come from
families in a situation of social vulnerability. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Assistência estudantil |
pt_BR |
dc.subject |
Universitário |
pt_BR |
dc.title |
Educação financeira e universitários: uma análise com os beneficiários do programa bolsa permanência em um instituto federal de ensino |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-09-22 |
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dc.date.available |
2021-09-22T13:49:36Z |
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dc.date.accessioned |
2021-09-22T13:49:36Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2977947534823019 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Andre Luiz |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
PAMPLONA, Edson de Oliveira |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1230433358991861 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação financeira pode ser considerada uma habilidade essencial para os sujeitos na
contemporaneidade e em um contexto de crise econômica ela se faz mais necessária
ainda. Entretanto, estudos apontam para a complexidade da educação financeira,
principalmente perpassando por diversas variáveis socioeconômicas e demográficas.
Assim, o presente estudo justifica-se pela necessidade contribuir com a discussão do tema
no Brasil trazendo à tona uma pesquisa que tem como público-alvo os estudantes
universitários matriculados nos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí que são beneficiários da Bolsa
Permanência. Para tal, realizou-se uma pesquisa survey com 123 estudantes beneficiários
do Programa Bolsa Permanência, este benefício é um dos instrumentos do Programa
Nacional de Assistência Estudantil, vigente em todas a universidades e institutos federais
de educação no Brasil. Objetivou-se mensurar e correlacionar o Índice de Conhecimento
Financeiro (ICF) a variáveis socioeconômicas e demográficas através de testes
estatísticos. Foi mensurado o nível de conhecimento financeiro dos estudantes
universitários bolsistas, tendo como resultado a mediana mais baixa para os estudantes
que possuem renda familiar mais baixa e mediana mais elevada para aqueles que possuem
renda familiar entre dois e quatro salários-mínimos. Lembrando que os bolsistas do
Programa Bolsa Permanência em geral são oriundos de famílias em situação de
vulnerabilidade social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
LEMOS, Monícia Paula. Educação financeira e universitários: uma análise com os beneficiários do programa bolsa permanência em um instituto federal de ensino. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |