DSpace/Manakin Repository

Implementação de ambiente de aprendizagem em equipes de projetos: uma pesquisa-ação

Mostrar registro simples

dc.creator BASSANI, Ednilson
dc.date.issued 2005-08-04
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2576
dc.description.abstract The use of the organizational learning, allied to a well defined structure of corporative education, organized in order to allow the transmission of information, programming and execution of training action and evaluation of the gotten results, allows a management of the individual and collective abilities that generate essential competitive advantages for the organization. This work describes the implantation of a learning environment that allows to the transmission and absorption of the tacit and explicit knowledge in a designers team through an research-action. The bibliographical revision was developed under the concepts of the learning and of the Fifth Discipline of Peter Senge. The research was carried through in the designers team of the ELEB, company of the aeronautical branch, and, in its development, it was identified a routine of work capable to allow the growth of the individual ability and efficient ways of communication of the information in the development of projects. The accompaniment of the growth of the learning was made using a matrix of individual ability, that identified the knowledge, abilities and attitudes of the team members. The development of the research-action occurred at six distinct moments: the wakening of the research, the formal ability, the identification of the project process, the motivation, the identification of the group and the transmission of the knowledge. As result of this research, the increase of the learning through the routine of feedback of projects was evidenced and that the cognitional theory, associate to the construction of a shared vision, composes the best methodology of learning. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.subject Competência individual pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Matriz de competência pt_BR
dc.subject Processo de projeto pt_BR
dc.title Implementação de ambiente de aprendizagem em equipes de projetos: uma pesquisa-ação pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-11-17
dc.date.available 2021-11-17T15:21:06Z
dc.date.accessioned 2021-11-17T15:21:06Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6054469681603543 pt_BR
dc.contributor.advisor1 STANO, Rita de Cássia Magalhães
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1790648079240427 pt_BR
dc.description.resumo O uso da aprendizagem organizacional, aliada a uma estrutura bem definida de educação corporativa, organizada de modo a permitir a transmissão de informação, programação e execução de ações de treinamento e avaliação dos resultados obtidos, permite um gerenciamento das competências individuais e coletivas que geram vantagens competitivas essenciais para a organização. Este trabalho descreve a implantação de um ambiente de aprendizagem que permita a transmissão e absorção do conhecimento tácito e explícito em uma equipe de projetos através de uma pesquisa-ação. A revisão bibliográfica foi desenvolvida sob os conceitos da aprendizagem e das cinco disciplinas de Peter Senge. A pesquisa foi realizada na equipe de projetistas da ELEB, empresa do ramo aeronáutico, e, em seu desenvolvimento, foi identificada uma rotina de trabalho capaz de permitir o crescimento da competência individual e meios eficientes de comunicação da informação no desenvolvimento de projetos. O acompanhamento do crescimento da aprendizagem foi feito utilizando-se uma matriz de competência individual, que identificou os conhecimentos, habilidades e atitudes dos membros da equipe. O desenvolvimento da pesquisa-ação ocorreu em seis momentos distintos: o despertar da pesquisa, a competência formal, a identificação do processo de projeto, a motivação, a identificação do grupo e a transmissão do conhecimento. Como resultado desta pesquisa, constatou-se o aumento da aprendizagem através da rotina de realimentação de projetos e que a teoria cognitivista, associada à construção de uma visão compartilhada, compõe a melhor metodologia de aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pt_BR
dc.relation.references BASSANI, Ednilson. Implementação de ambiente de aprendizagem em equipes de projetos: uma pesquisa-ação. 2005. 186 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples