dc.creator |
BASSANI, Ednilson |
|
dc.date.issued |
2005-08-04 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2576 |
|
dc.description.abstract |
The use of the organizational learning, allied to a well defined structure of corporative
education, organized in order to allow the transmission of information, programming and
execution of training action and evaluation of the gotten results, allows a management of the
individual and collective abilities that generate essential competitive advantages for the
organization. This work describes the implantation of a learning environment that allows to
the transmission and absorption of the tacit and explicit knowledge in a designers team
through an research-action. The bibliographical revision was developed under the concepts of
the learning and of the Fifth Discipline of Peter Senge. The research was carried through in
the designers team of the ELEB, company of the aeronautical branch, and, in its development,
it was identified a routine of work capable to allow the growth of the individual ability and
efficient ways of communication of the information in the development of projects. The
accompaniment of the growth of the learning was made using a matrix of individual ability,
that identified the knowledge, abilities and attitudes of the team members. The development
of the research-action occurred at six distinct moments: the wakening of the research, the
formal ability, the identification of the project process, the motivation, the identification of the
group and the transmission of the knowledge. As result of this research, the increase of the
learning through the routine of feedback of projects was evidenced and that the cognitional
theory, associate to the construction of a shared vision, composes the best methodology of
learning. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Competência individual |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa-ação |
pt_BR |
dc.subject |
Matriz de competência |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de projeto |
pt_BR |
dc.title |
Implementação de ambiente de aprendizagem em equipes de projetos: uma pesquisa-ação |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-11-17 |
|
dc.date.available |
2021-11-17T15:21:06Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-17T15:21:06Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6054469681603543 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
STANO, Rita de Cássia Magalhães |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1790648079240427 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O uso da aprendizagem organizacional, aliada a uma estrutura bem definida de educação
corporativa, organizada de modo a permitir a transmissão de informação, programação e
execução de ações de treinamento e avaliação dos resultados obtidos, permite um
gerenciamento das competências individuais e coletivas que geram vantagens competitivas
essenciais para a organização. Este trabalho descreve a implantação de um ambiente de
aprendizagem que permita a transmissão e absorção do conhecimento tácito e explícito em
uma equipe de projetos através de uma pesquisa-ação. A revisão bibliográfica foi
desenvolvida sob os conceitos da aprendizagem e das cinco disciplinas de Peter Senge. A
pesquisa foi realizada na equipe de projetistas da ELEB, empresa do ramo aeronáutico, e, em
seu desenvolvimento, foi identificada uma rotina de trabalho capaz de permitir o crescimento
da competência individual e meios eficientes de comunicação da informação no
desenvolvimento de projetos. O acompanhamento do crescimento da aprendizagem foi feito
utilizando-se uma matriz de competência individual, que identificou os conhecimentos,
habilidades e atitudes dos membros da equipe. O desenvolvimento da pesquisa-ação ocorreu
em seis momentos distintos: o despertar da pesquisa, a competência formal, a identificação do
processo de projeto, a motivação, a identificação do grupo e a transmissão do conhecimento.
Como resultado desta pesquisa, constatou-se o aumento da aprendizagem através da rotina de
realimentação de projetos e que a teoria cognitivista, associada à construção de uma visão
compartilhada, compõe a melhor metodologia de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
BASSANI, Ednilson. Implementação de ambiente de aprendizagem em equipes de projetos: uma pesquisa-ação. 2005. 186 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005. |
pt_BR |