DSpace/Manakin Repository

Uma análise da imersão em Mídias Sociais de Micro e Pequenas Empresas de Desenvolvimento de Software.

Mostrar registro simples

dc.creator EMYGDIO, Jeanne Louize
dc.date.issued 2015-11-05
dc.identifier.citation EMYGDIO, Jeanne Louize. Uma análise da imersão em Mídias Sociais de Micro e Pequenas Empresas de Desenvolvimento de Software. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/260
dc.description.abstract A adoção criteriosa de mídias sociais nos contextos interorganizacionais pós-modernos pode contribuir de forma profícua para a inserção das empresas em mercados globalizados, por viabilizar a percepção do universo de oportunidades de exploração do ciberespaço, a partir das práticas de imersão em redes sociais de relacionamento e colaboração, por onde possam tecer estratégias relacionais de competitividade e inovação. O objetivo desta pesquisa é compreender como se dá a utilização destes recursos nos processos organizacionais de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de Desenvolvimento de Software, atuantes nas cidades de Itajubá e Santa Rita do Sapucaí, ambas no Estado de Minas Gerais, levando-se em conta a concorrência cada vez mais acirrada de similares estrangeiras, que já exploram os benefícios deste ferramental tecnológico utilizando-o para competir dentro do próprio mercado brasileiro. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, e caráter descritivo, cuja abordagem compreendeu a pesquisa a campo para aplicação de questionário predominantemente estruturado. Por meio do levantamento de dados, buscou-se analisar o grau de percepção empresarial quanto às oportunidades de exploração do ciberespaço a partir do uso dos recursos; avaliar seu grau de maturidade nas práticas de imersão e analisar sua experiência na formulação e execução de estratégias de inovação que garantissem maior competitividade. Em uma amostra de 21 empresas, verificou-se que, na maioria dos casos, o uso das mídias sociais não se apoia em conhecimento e planejamento prévios à adoção, ocorrendo de maneira não sistematizada nem monitorada, o que dificulta o acompanhamento dos impactos da imersão tanto no desempenho das empresas quanto na elaboração de estratégias de inovação correlativas. A importância da imersão não é tão significativa entre as empresas pesquisadas, mesmo sendo essas de base tecnológica, e, salvo algumas exceções, as competências necessárias ao melhor aproveitamento operacional e estratégico dos recursos ainda não foram desenvolvidas, o que inviabiliza o alcance das potencialidades esperadas com a imersão. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Uma análise da imersão em Mídias Sociais de Micro e Pequenas Empresas de Desenvolvimento de Software. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 133 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Mídias Sociais pt_BR
dc.keywords.portuguese Redes Sociais pt_BR
dc.keywords.portuguese Micro e Pequenas Empresas de Desenvolvimento de Software pt_BR
dc.keywords.portuguese Ferramentas sociais de colaboração pt_BR
dc.keywords.portuguese TICs pt_BR
dc.keywords.english Social Media pt_BR
dc.keywords.english Social Networks pt_BR
dc.keywords.english Micro and Small Software Development Companies pt_BR
dc.keywords.english Social collaboration tools pt_BR
dc.keywords.english ICTs pt_BR
dc.orientador.principal MATTEDI, Adriana Prest
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento e Tecnologias pt_BR
dc.date.available 2016-01-14T11:37:35Z
dc.date.accessioned 2016-01-14T11:37:35Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples