dc.creator |
EMYGDIO, Jeanne Louize |
|
dc.date.issued |
2015-11-05 |
|
dc.identifier.citation |
EMYGDIO, Jeanne Louize. Uma análise da imersão em Mídias Sociais de Micro e Pequenas Empresas de Desenvolvimento de Software. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/260 |
|
dc.description.abstract |
A adoção criteriosa de mídias sociais nos contextos interorganizacionais pós-modernos pode contribuir de forma profícua para a inserção das empresas em mercados globalizados, por viabilizar a percepção do universo de oportunidades de exploração do ciberespaço, a partir das práticas de imersão em redes sociais de relacionamento e colaboração, por onde possam tecer estratégias relacionais de competitividade e inovação. O objetivo desta pesquisa é compreender como se dá a utilização destes recursos nos processos organizacionais de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de Desenvolvimento de Software, atuantes nas cidades de Itajubá e Santa Rita do Sapucaí, ambas no Estado de Minas Gerais, levando-se em conta a concorrência cada vez mais acirrada de similares estrangeiras, que já exploram os benefícios deste ferramental tecnológico utilizando-o para competir dentro do próprio mercado brasileiro. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, e caráter descritivo, cuja abordagem compreendeu a pesquisa a campo para aplicação de questionário predominantemente estruturado. Por meio do levantamento de dados, buscou-se analisar o grau de percepção empresarial quanto às oportunidades de exploração do ciberespaço a partir do uso dos recursos; avaliar seu grau de maturidade nas práticas de imersão e analisar sua experiência na formulação e execução de estratégias de inovação que garantissem maior competitividade. Em uma amostra de 21 empresas, verificou-se que, na maioria dos casos, o uso das mídias sociais não se apoia em conhecimento e planejamento prévios à adoção, ocorrendo de maneira não sistematizada nem monitorada, o que dificulta o acompanhamento dos impactos da imersão tanto no desempenho das empresas quanto na elaboração de estratégias de inovação correlativas. A importância da imersão não é tão significativa entre as empresas pesquisadas, mesmo sendo essas de base tecnológica, e, salvo algumas exceções, as competências necessárias ao melhor aproveitamento operacional e estratégico dos recursos ainda não foram desenvolvidas, o que inviabiliza o alcance das potencialidades esperadas com a imersão. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise da imersão em Mídias Sociais de Micro e Pequenas Empresas de Desenvolvimento de Software. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
133 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Mídias Sociais |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Redes Sociais |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Micro e Pequenas Empresas de Desenvolvimento de Software |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ferramentas sociais de colaboração |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
TICs |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Social Media |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Social Networks |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Micro and Small Software Development Companies |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Social collaboration tools |
pt_BR |
dc.keywords.english |
ICTs |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MATTEDI, Adriana Prest |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
Desenvolvimento e Tecnologias |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-01-14T11:37:35Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-01-14T11:37:35Z |
|
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
|