Resumo:
Este trabalho de pesquisa dedica-se em revelar resultados sobre o desenvolvimento e avaliação de um Curso Massivo Aberto Online (MOOC), sobre Anatomia baseado em redundância, interatividade e estilos de coaprendizagem. Esta tecnologia foi desenvolvida e aplicada com o intuito de resolver o problema do acesso à educação para centenas ou milhares de pessoas com estilos de aprendizagem diferentes. Trata-se de um espaço virtual de ensino e aprendizagem adaptativo, que atende os diferentes estilos de aprendizagem por meio da redundância, da interatividade, da flexibilidade do sistema e do compartilhamento da informação. Desta forma, foi desenvolvido um website permitindo aos alunos escolherem qual estilo de coaprendizagem querem utilizar, proporcionando autonomia e flexibilidade através da interatividade e redundância do conteúdo, possibilitando o acesso de várias formas e formatos. Avaliou-se também o comportamento dos alunos a partir de seu fluxo e também do uso dos recursos multimídias. Para tanto, foi adaptado e aplicado um questionário semi-estruturado a uma amostra de alunos e professores do curso de Biologia e de Enfermagem, respectivamente da Universidade Federal de Itajubá e da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, no período de 01 a 30 de Novembro do ano de 2014. Nestas condições, também foi observado o comportamento dos alunos a partir das etapas de interatividade rastreadas pelo Google Analytics. Este recurso permitiu avaliar o comportamento dos alunos com base na capacidade de alternância entre os estilos de coaprendizagem calculado e sugerido pelo questionário eletrônico incorporado ao MOOC, utilizado para adaptar o conteúdo proposto para a aula. Desta forma, podê-se observar aspectos técnicos relacionados ao desenvolvimento do MOOC com o uso de um artefato de software (webacappela4). Nestas condições, os resultados servem de reflexão para o uso e a aplicação de tecnologias permitindo aos alunos exercerem a autonomia com base na coaprendizagem, auxiliando e promovendo novas formas de ensinar e aprender em espaços formais e não formais de ensino. Os resultados deste trabalho de investigação também convergem para o aprimoramento e a utilização de recursos multimídia capazes de atender os vários estilos de aprendizagem a partir da interatividade e da redundância do conteúdo. Buscou-se também, apresentar dados que mostrem a capacidade de alternância dos alunos a partir do processo de interatividade rastreado pelo Google Analytics.