dc.creator |
OLIVEIRA, Dessano Plum de |
|
dc.date.issued |
2015-02-26 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Dessano Plum de. Desenvolvimento e avaliação de um curso aberto massivo online sobre Anatomia baseado em redundância, interatividade e estilos de coaprendizagem. 2015. 223 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/261 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho de pesquisa dedica-se em revelar resultados sobre o desenvolvimento e avaliação de um Curso Massivo Aberto Online (MOOC), sobre Anatomia baseado em redundância, interatividade e estilos de coaprendizagem. Esta tecnologia foi desenvolvida e aplicada com o intuito de resolver o problema do acesso à educação para centenas ou milhares de pessoas com estilos de aprendizagem diferentes. Trata-se de um espaço virtual de ensino e aprendizagem adaptativo, que atende os diferentes estilos de aprendizagem por meio da redundância, da interatividade, da flexibilidade do sistema e do compartilhamento da informação. Desta forma, foi desenvolvido um website permitindo aos alunos escolherem qual estilo de coaprendizagem querem utilizar, proporcionando autonomia e flexibilidade através da interatividade e redundância do conteúdo, possibilitando o acesso de várias formas e formatos. Avaliou-se também o comportamento dos alunos a partir de seu fluxo e também do uso dos recursos multimídias. Para tanto, foi adaptado e aplicado um questionário semi-estruturado a uma amostra de alunos e professores do curso de Biologia e de Enfermagem, respectivamente da Universidade Federal de Itajubá e da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, no período de 01 a 30 de Novembro do ano de 2014. Nestas condições, também foi observado o comportamento dos alunos a partir das etapas de interatividade rastreadas pelo Google Analytics. Este recurso permitiu avaliar o comportamento dos alunos com base na capacidade de alternância entre os estilos de coaprendizagem calculado e sugerido pelo questionário eletrônico incorporado ao MOOC, utilizado para adaptar o conteúdo proposto para a aula. Desta forma, podê-se observar aspectos técnicos relacionados ao desenvolvimento do MOOC com o uso de um artefato de software (webacappela4). Nestas condições, os resultados servem de reflexão para o uso e a aplicação de tecnologias permitindo aos alunos exercerem a autonomia com base na coaprendizagem, auxiliando e promovendo novas formas de ensinar e aprender em espaços formais e não formais de ensino. Os resultados deste trabalho de investigação também convergem para o aprimoramento e a utilização de recursos multimídia capazes de atender os vários estilos de aprendizagem a partir da interatividade e da redundância do conteúdo. Buscou-se também, apresentar dados que mostrem a capacidade de alternância dos alunos a partir do processo de interatividade rastreado pelo Google Analytics. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento e avaliação de um curso aberto massivo online sobre Anatomia baseado em redundância, interatividade e estilos de coaprendizagem. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
223 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
MOOC |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Anatomia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Coaprendizagem |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Interatividade |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Redundância |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Recursos multimídia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Curso Massivo Aberto Online |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Anatomy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Colearning |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Interactivity |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Redundancy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Multimedia resources |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
KIRNER, Cláudio |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-01-14T12:19:01Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-01-14T12:19:01Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|