Resumo:
Esta pesquisa visa estudar as representações sociais de alunos do Ensino Médio de uma escola pública e de uma escola privada sobre a morte para redimensionar o tema no Programa de Ensino de Biologia do Ensino Médio numa perspectiva transversal de Educação para a morte. O foco é a questão da morte como uma temática curricular a ser inserida numa proposta de ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio. Para tal, o trabalho investigativo consiste em um estudo, a priori, a cerca do tema ‘educação para a morte’ situando a morte no contexto histórico do ocidente. De posso deste conhecimento, efetuou-se um levantamento e análise das Representações Sociais sobre a morte em alunos do Ensino Médio, sendo do 1º ano de uma escola pública e do 2º ano de uma escola privada de uma cidade do sul de Minas Gerais a fim de relacionar as Representações Sociais de morte aos conteúdos da disciplina de Biologia do Ensino Médio. O levantamento bibliográfico e a pesquisa com representações sociais subsidiaram o planejamento e a confecção de material de apoio didático com recurso educacional aberto utilizando hipermídias como proposta de ‘educação para a morte ’para utilização no Ensino Médio. O trabalho foi desenvolvido por meio de lista de palavras, aspecto simbólico, feita pelos alunos a partir de frases-estímulo e posteriormente analisados. De acordo com os resultados obtidos, o material produzido pode ser disponibilizado não somente para uso de professores de Biologia, mas como todo professor do Ensino Médio que se interesse pela temática morte, devido a sua flexibilidade de adaptação. A realização deste trabalho conta com o uso de metodologia com abordagem qualitativa tendo como técnicas de coletas de dados e registros de observação direta e aplicação de questionários com frase-estímulo.