| dc.creator | LEITE, Pollyanna Marcondes Freitas | |
| dc.date.issued | 2014-12-10 | |
| dc.identifier.citation | LEITE, Pollyanna Marcondes Freitas. Representações Sociais de morte no Ensino Médio: construindo material de apoio pedagógico com uso de TIC. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/283 | |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa visa estudar as representações sociais de alunos do Ensino Médio de uma escola pública e de uma escola privada sobre a morte para redimensionar o tema no Programa de Ensino de Biologia do Ensino Médio numa perspectiva transversal de Educação para a morte. O foco é a questão da morte como uma temática curricular a ser inserida numa proposta de ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio. Para tal, o trabalho investigativo consiste em um estudo, a priori, a cerca do tema ‘educação para a morte’ situando a morte no contexto histórico do ocidente. De posso deste conhecimento, efetuou-se um levantamento e análise das Representações Sociais sobre a morte em alunos do Ensino Médio, sendo do 1º ano de uma escola pública e do 2º ano de uma escola privada de uma cidade do sul de Minas Gerais a fim de relacionar as Representações Sociais de morte aos conteúdos da disciplina de Biologia do Ensino Médio. O levantamento bibliográfico e a pesquisa com representações sociais subsidiaram o planejamento e a confecção de material de apoio didático com recurso educacional aberto utilizando hipermídias como proposta de ‘educação para a morte ’para utilização no Ensino Médio. O trabalho foi desenvolvido por meio de lista de palavras, aspecto simbólico, feita pelos alunos a partir de frases-estímulo e posteriormente analisados. De acordo com os resultados obtidos, o material produzido pode ser disponibilizado não somente para uso de professores de Biologia, mas como todo professor do Ensino Médio que se interesse pela temática morte, devido a sua flexibilidade de adaptação. A realização deste trabalho conta com o uso de metodologia com abordagem qualitativa tendo como técnicas de coletas de dados e registros de observação direta e aplicação de questionários com frase-estímulo. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.title | Representações Sociais de morte no Ensino Médio: construindo material de apoio pedagógico com uso de TIC. | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.place | Itajubá | pt_BR |
| dc.pages | 117 p. | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Educação para a morte | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Ensino de Biologia | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | TIC | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Representações Sociais | pt_BR |
| dc.keywords.english | Education for death | pt_BR |
| dc.keywords.english | High school | pt_BR |
| dc.keywords.english | Teaching biology | pt_BR |
| dc.keywords.english | ICT | pt_BR |
| dc.keywords.english | Social Representations | pt_BR |
| dc.orientador.principal | STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade | |
| dc.orientador.coorientador | SACHS, Daniela | |
| dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
| dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.pg.area | Tecnologia de Informação e Comunicação | pt_BR |
| dc.date.available | 2016-01-19T13:05:39Z | |
| dc.date.accessioned | 2016-01-19T13:05:39Z | |
| dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |