DSpace/Manakin Repository

Representações Sociais de morte no Ensino Médio: construindo material de apoio pedagógico com uso de TIC.

Mostrar registro simples

dc.creator LEITE, Pollyanna Marcondes Freitas
dc.date.issued 2014-12-10
dc.identifier.citation LEITE, Pollyanna Marcondes Freitas. Representações Sociais de morte no Ensino Médio: construindo material de apoio pedagógico com uso de TIC. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/283
dc.description.abstract Esta pesquisa visa estudar as representações sociais de alunos do Ensino Médio de uma escola pública e de uma escola privada sobre a morte para redimensionar o tema no Programa de Ensino de Biologia do Ensino Médio numa perspectiva transversal de Educação para a morte. O foco é a questão da morte como uma temática curricular a ser inserida numa proposta de ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio. Para tal, o trabalho investigativo consiste em um estudo, a priori, a cerca do tema ‘educação para a morte’ situando a morte no contexto histórico do ocidente. De posso deste conhecimento, efetuou-se um levantamento e análise das Representações Sociais sobre a morte em alunos do Ensino Médio, sendo do 1º ano de uma escola pública e do 2º ano de uma escola privada de uma cidade do sul de Minas Gerais a fim de relacionar as Representações Sociais de morte aos conteúdos da disciplina de Biologia do Ensino Médio. O levantamento bibliográfico e a pesquisa com representações sociais subsidiaram o planejamento e a confecção de material de apoio didático com recurso educacional aberto utilizando hipermídias como proposta de ‘educação para a morte ’para utilização no Ensino Médio. O trabalho foi desenvolvido por meio de lista de palavras, aspecto simbólico, feita pelos alunos a partir de frases-estímulo e posteriormente analisados. De acordo com os resultados obtidos, o material produzido pode ser disponibilizado não somente para uso de professores de Biologia, mas como todo professor do Ensino Médio que se interesse pela temática morte, devido a sua flexibilidade de adaptação. A realização deste trabalho conta com o uso de metodologia com abordagem qualitativa tendo como técnicas de coletas de dados e registros de observação direta e aplicação de questionários com frase-estímulo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Representações Sociais de morte no Ensino Médio: construindo material de apoio pedagógico com uso de TIC. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 117 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação para a morte pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino Médio pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Biologia pt_BR
dc.keywords.portuguese TIC pt_BR
dc.keywords.portuguese Representações Sociais pt_BR
dc.keywords.english Education for death pt_BR
dc.keywords.english High school pt_BR
dc.keywords.english Teaching biology pt_BR
dc.keywords.english ICT pt_BR
dc.keywords.english Social Representations pt_BR
dc.orientador.principal STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
dc.orientador.coorientador SACHS, Daniela
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Tecnologia de Informação e Comunicação pt_BR
dc.date.available 2016-01-19T13:05:39Z
dc.date.accessioned 2016-01-19T13:05:39Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples