dc.creator |
FERREIRA, Eliane Framil |
|
dc.date.issued |
2004-08-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3270 |
|
dc.description.abstract |
The goal of this paper was to evaluate the course “Agroenergy – use of the
energy in rural area”, taught to children who lives in farms. The course contemplates
environmental matters and use of alternative sources of energy to pumping and
heating water, food preparing, electric power generation, machines and equipment
driving, etc, in a sustainable way, improving the rural life quality and the human
permanence in the rural area.
The methodology used to realize this job was qualitative search that, among
other characteristics, it praises to valorize the knowledge construction process, where
the main source of data is the natural environment, in which is inserted the individual
as agent of social transformation. To collect the data it was used the technique of the
standardized interview and non-standardized.
Data collection was finished, the analysis was done and, positive behavioral
changes were noted in several lived places, these people – children, parents and
effluent – acquired a larger conscience about the environment, where the knowledge,
values, abilities, experiences and determination taught during the process will
contribute, in a short time, to become the participants apt to act individually or
collectively to solve, nowadays, the environmental problems, guaranteeing a better
future. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigma da sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e mudança |
pt_BR |
dc.subject |
Agroenergia |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta pedagógica e curricular |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do curso sobre agroenergia e seus impactos sociais: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-04-11 |
|
dc.date.available |
2022-04-11T16:38:52Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-11T16:38:52Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3804293004921542 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TIAGO FILHO, Geraldo Lúcio |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1838249887289555 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1790648079240427 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esse trabalho teve como objetivo avaliar o curso de “Agroenergia – uso da
energia no meio rural”, ministrado às crianças que residem no campo. O curso
contempla as questões ambientais e o uso de fontes alternativas de energia em
bombeamento e aquecimento de água, preparo de alimentos, geração de energia
elétrica, acionamento de máquinas e equipamentos, etc, de maneira sustentável
procurando a melhoria da qualidade de vida no meio rural e, conseqüentemente, a
permanência do homem no campo.
A metodologia empregada para a realização deste trabalho foi a pesquisa
qualitativa que, dentre outras características, preconiza valorizar o processo de
construção do conhecimento, onde a fonte principal de dados é o ambiente natural,
no qual está inserido o indivíduo como agente de transformação social. Para coletar
os dados, utilizou-se à técnica da entrevista padronizada e despadronizada.
Com os dados coletados, fez-se a análise e, de modo geral, chegou-se à
conclusão de que os sujeitos envolvidos no processo apresentaram mudanças
comportamentais positivas nos diversos ambientes vividos, adquirindo uma
consciência maior sobre o meio ambiente onde os conhecimentos, valores,
habilidades, experiências e determinação adquiridas durante a participação no curso
favorecerão que os mesmos, no decorrer do tempo, se tornem aptos a agir
individualmente ou coletivamente na resolução dos problemas ambientais do
presente, garantindo um futuro melhor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA |
pt_BR |
dc.relation.references |
FERREIRA, Eliane Framil. Avaliação do curso sobre agroenergia e seus impactos sociais: um estudo de caso. 2004. 212 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2004. |
pt_BR |