DSpace/Manakin Repository

Avaliação do curso sobre agroenergia e seus impactos sociais: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.creator FERREIRA, Eliane Framil
dc.date.issued 2004-08-16
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3270
dc.description.abstract The goal of this paper was to evaluate the course “Agroenergy – use of the energy in rural area”, taught to children who lives in farms. The course contemplates environmental matters and use of alternative sources of energy to pumping and heating water, food preparing, electric power generation, machines and equipment driving, etc, in a sustainable way, improving the rural life quality and the human permanence in the rural area. The methodology used to realize this job was qualitative search that, among other characteristics, it praises to valorize the knowledge construction process, where the main source of data is the natural environment, in which is inserted the individual as agent of social transformation. To collect the data it was used the technique of the standardized interview and non-standardized. Data collection was finished, the analysis was done and, positive behavioral changes were noted in several lived places, these people – children, parents and effluent – acquired a larger conscience about the environment, where the knowledge, values, abilities, experiences and determination taught during the process will contribute, in a short time, to become the participants apt to act individually or collectively to solve, nowadays, the environmental problems, guaranteeing a better future. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Paradigma da sustentabilidade pt_BR
dc.subject Educação e mudança pt_BR
dc.subject Agroenergia pt_BR
dc.subject Proposta pedagógica e curricular pt_BR
dc.title Avaliação do curso sobre agroenergia e seus impactos sociais: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-04-11
dc.date.available 2022-04-11T16:38:52Z
dc.date.accessioned 2022-04-11T16:38:52Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3804293004921542 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TIAGO FILHO, Geraldo Lúcio
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1838249887289555 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1790648079240427 pt_BR
dc.description.resumo Esse trabalho teve como objetivo avaliar o curso de “Agroenergia – uso da energia no meio rural”, ministrado às crianças que residem no campo. O curso contempla as questões ambientais e o uso de fontes alternativas de energia em bombeamento e aquecimento de água, preparo de alimentos, geração de energia elétrica, acionamento de máquinas e equipamentos, etc, de maneira sustentável procurando a melhoria da qualidade de vida no meio rural e, conseqüentemente, a permanência do homem no campo. A metodologia empregada para a realização deste trabalho foi a pesquisa qualitativa que, dentre outras características, preconiza valorizar o processo de construção do conhecimento, onde a fonte principal de dados é o ambiente natural, no qual está inserido o indivíduo como agente de transformação social. Para coletar os dados, utilizou-se à técnica da entrevista padronizada e despadronizada. Com os dados coletados, fez-se a análise e, de modo geral, chegou-se à conclusão de que os sujeitos envolvidos no processo apresentaram mudanças comportamentais positivas nos diversos ambientes vividos, adquirindo uma consciência maior sobre o meio ambiente onde os conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação adquiridas durante a participação no curso favorecerão que os mesmos, no decorrer do tempo, se tornem aptos a agir individualmente ou coletivamente na resolução dos problemas ambientais do presente, garantindo um futuro melhor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA pt_BR
dc.relation.references FERREIRA, Eliane Framil. Avaliação do curso sobre agroenergia e seus impactos sociais: um estudo de caso. 2004. 212 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2004. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples