dc.creator |
MENDONÇA, Lizziane Tejo |
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dc.date.issued |
2022-03-31 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3302 |
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dc.description.abstract |
With the COVID-19 pandemic, schools were closed due to the need for social isolation. In order
not to harm the school year, the Ministry of Education (MEC) proposed remote learning, to
keep the student in daily virtual contact with the teacher. At Minas Gerais, the Special Regime
for Non-Presential Lessons (known in Brazil by the Portuguese acronym, REANP) was
regulated in basic education schools through virtuais tools and specific procedures to organize
mandatory school activities. So teachers migrated their classes to the virtual environment
without time for previous training. Given this scenario, analyzing teachers' perceptions about
the use of Information and communication technologies (ICT) is necessary to scale the space
and time of the school for digital technologies during the pandemic. Seen in these terms, this
project aims to understand the perceptions of elementary school teachers and managers of
public schools in Itajubá´s micro-region about the use of ICT based on the REANP. Data will
be obtained through semi-structured interviews and qualitatively analyzed, according to the
Content Analysis proposed by Bardin (2016). The results showed that the pedagogical use of
ICT by teachers and managers faces personal, structural, legal, and methodological didactic
challenges that can be overcome through teacher training that adds literacies, public policies
that are less imposing and more adaptable to the specific demands of each school and
resignifications of teaching practice that allow students to take ownership of their training paths
through the multiple modes of communication provided by digital technologies. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais de informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Regime especial de aividades não presenciais |
pt_BR |
dc.subject |
. Gestores educacionais |
pt_BR |
dc.title |
O regime especial de atividades não presenciais (REANP) nas percepções dos professores e gestores da rede pública de Minas Gerais: um estudo na microrregião de Itajubá |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-05-18 |
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dc.date.available |
2022-05-18T12:07:58Z |
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dc.date.accessioned |
2022-05-18T12:07:58Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4763827053151578 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com a pandemia da COVID-19, escolas foram fechadas frente a necessidade do isolamento
social. Visando não prejudicar o ano letivo, o Ministério da Educação (MEC) propôs o ensino
remoto, de forma a manter o aluno em contato virtual diário com o professor. Em Minas Gerais,
foi regulamentado a oferta do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) nas
escolas de educação básica por meio do uso de ferramentas virtuais visando a organização das
atividades escolares obrigatórias. Devido ao caráter emergencial, os professores migraram suas
aulas para o ambiente virtual sem treinamentos prévios. Diante desse cenário, analisar as
percepções dos professores e gestores sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC) fez-se necessário na intenção de dimensionar o espaço e o tempo da
escola para tais tecnologias durante a pandemia. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo
compreender as percepções de professores do ensino fundamental II e de gestores de escolas
públicas da microrregião de Itajubá para o uso das TDIC a partir do REANP. Os dados foram
obtidos via entrevista semiestruturada e analisados segundo a Análise de Conteúdo proposta
por Bardin (2016). Os resultados mostraram que o uso pedagógico das TDIC por parte dos
professores e gestores encontra desafios pessoais, estruturais, legais e didáticos metodológicos
que podem ser superados através de capacitações docentes que agreguem letramentos digitais,
de políticas públicas menos impositivas e mais adaptáveis as demandas específicas de cada
escola e de ressignificações da prática docente que permitam aos alunos se apropriarem de seus
percursos formativos através dos múltiplos modos de comunicação oportunizados pelas
tecnologias digitais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
MENDONÇA, Lizziane Tejo. O regime especial de atividades não presenciais (REANP) nas percepções dos professores e gestores da rede pública de Minas Gerais: um estudo na microrregião de Itajubá. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |