dc.creator |
MOTA, Thais Regina Carvalho da |
|
dc.date.issued |
2022-04-08 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3311 |
|
dc.description.abstract |
Financial literacy is a knowledge of the long term financial presented to achieve the goal of
money management, so that people can achieve the best outcome for the best decision and
without planning. According to research, around the world, the level of financial literacy of
people is low and in Brazil, this condition is no different. Inserted in this context, the objective
of this research will be to analyze the level of financial literacy of students who attend
technological higher education, identifying possible gaps and mapping opportunities for
academic knowledge in the development of finance. For this purpose, a descriptive survey of
the survey was carried out, with data collection through the application of a survey. With the
socioeconomic analysis, the students claim that there are 2 alphabetic students, in addition to
verifying the literacy levels of financial students and that there are comparison statistics
between financial students (H1) gender, (H4) age, (H3) subjects of education in economics and
finance, (H4) income, and end (H5) parents' schooling. It is about qualification training of
relevant teaching, which directs to the relevant teaching gap, content for the formation of the
subject of higher literacy in financial study. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Finanças pessoais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior tecnológico |
pt_BR |
dc.title |
Nível, lacunas e oportunidades em alfabetização financeira dos alunos da FATEC, unidade de Guaratinguetá |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-06-07 |
|
dc.date.available |
2022-06-07T11:30:20Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-07T11:30:20Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2426419890449314 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, André Luiz |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
GATTO, Vanessa Cristina |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2999231562871374 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A alfabetização financeira é um conhecimento de longo prazo envolvendo habilidades
específicas em torno da gestão do dinheiro, para que as pessoas consigam tomar a melhor
decisão e alcançar o melhor resultado financeiro pessoal, no presente e no planejamento futuro.
Segundo pesquisas, em todo mundo, o nível de alfabetização financeira das pessoas é baixo e
no Brasil, esta condição não é diferente. Inserida neste contexto, o objetivo desta pesquisa será
analisar o nível de alfabetização financeira dos alunos que cursam ensino superior tecnológico,
identificando possíveis lacunas e mapeando oportunidades acadêmicas no desenvolvimento do
conhecimento para finanças. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva do tipo survey,
com coleta de dados por meio de aplicação de questionário estruturado. Com a análise dos
dados, identificou-se que 25% dos alunos são alfabetizados financeiramente, além de verificar
que existe associação entre variáveis socioeconômicas e demográficas aos níveis de
alfabetização financeira dos alunos, afirmando que há evidências estatísticas de que existe
relação entre (H1) sexo, (H2) idade, (H3) disciplinas de graduação cursadas na área de
economia e finanças, (H4) renda, e por fim (H5) escolaridade dos pais. Trata-se de um estudo
relevante, que direciona caminhos às lacunas apresentadas, formando conteúdo para melhoria
da formação no ensino superior em relação ao tema alfabetização financeira. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
MOTA, Thais Regina Carvalho da. Nível, lacunas e oportunidades em alfabetização financeira dos alunos da FATEC, unidade de Guaratinguetá 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |