DSpace/Manakin Repository

Nível, lacunas e oportunidades em alfabetização financeira dos alunos da FATEC, unidade de Guaratinguetá

Mostrar registro simples

dc.creator MOTA, Thais Regina Carvalho da
dc.date.issued 2022-04-08
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3311
dc.description.abstract Financial literacy is a knowledge of the long term financial presented to achieve the goal of money management, so that people can achieve the best outcome for the best decision and without planning. According to research, around the world, the level of financial literacy of people is low and in Brazil, this condition is no different. Inserted in this context, the objective of this research will be to analyze the level of financial literacy of students who attend technological higher education, identifying possible gaps and mapping opportunities for academic knowledge in the development of finance. For this purpose, a descriptive survey of the survey was carried out, with data collection through the application of a survey. With the socioeconomic analysis, the students claim that there are 2 alphabetic students, in addition to verifying the literacy levels of financial students and that there are comparison statistics between financial students (H1) gender, (H4) age, (H3) subjects of education in economics and finance, (H4) income, and end (H5) parents' schooling. It is about qualification training of relevant teaching, which directs to the relevant teaching gap, content for the formation of the subject of higher literacy in financial study. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Alfabetização financeira pt_BR
dc.subject Finanças pessoais pt_BR
dc.subject Ensino superior tecnológico pt_BR
dc.title Nível, lacunas e oportunidades em alfabetização financeira dos alunos da FATEC, unidade de Guaratinguetá pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-06-07
dc.date.available 2022-06-07T11:30:20Z
dc.date.accessioned 2022-06-07T11:30:20Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2426419890449314 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, André Luiz
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 GATTO, Vanessa Cristina
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2999231562871374 pt_BR
dc.description.resumo A alfabetização financeira é um conhecimento de longo prazo envolvendo habilidades específicas em torno da gestão do dinheiro, para que as pessoas consigam tomar a melhor decisão e alcançar o melhor resultado financeiro pessoal, no presente e no planejamento futuro. Segundo pesquisas, em todo mundo, o nível de alfabetização financeira das pessoas é baixo e no Brasil, esta condição não é diferente. Inserida neste contexto, o objetivo desta pesquisa será analisar o nível de alfabetização financeira dos alunos que cursam ensino superior tecnológico, identificando possíveis lacunas e mapeando oportunidades acadêmicas no desenvolvimento do conhecimento para finanças. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva do tipo survey, com coleta de dados por meio de aplicação de questionário estruturado. Com a análise dos dados, identificou-se que 25% dos alunos são alfabetizados financeiramente, além de verificar que existe associação entre variáveis socioeconômicas e demográficas aos níveis de alfabetização financeira dos alunos, afirmando que há evidências estatísticas de que existe relação entre (H1) sexo, (H2) idade, (H3) disciplinas de graduação cursadas na área de economia e finanças, (H4) renda, e por fim (H5) escolaridade dos pais. Trata-se de um estudo relevante, que direciona caminhos às lacunas apresentadas, formando conteúdo para melhoria da formação no ensino superior em relação ao tema alfabetização financeira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.relation.references MOTA, Thais Regina Carvalho da. Nível, lacunas e oportunidades em alfabetização financeira dos alunos da FATEC, unidade de Guaratinguetá 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples