dc.creator |
SILVEIRA, Lucas |
|
dc.date.issued |
2022-05-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3315 |
|
dc.description.abstract |
Financial literacy, referred to as an area of knowledge, as a process, or even as a tool, has, as
its purpose, to help the individual in the management of his or her financial capital. Whenever
it is about consumption choices, investment or prevention for uncertain situations. The present
study evaluated the association between personality factors of the population studied and their
knowledge and financial behavior. The theoretical framework carried out a survey about the
studies on financial education in Brazil and in other countries. In addition, the studies on
personality factors were treated, as well as those that correlate the theme with financial literacy.
This is a descriptive and applied study, with a quantitative method. For the collection of
information, survey research was used, with the survey of information about individuals and
their social aspects. The index of financial knowledge found was considered low among the
respondents. Statistical tests were carried out and showed positive associations between the
respondent's gender and the financial education index, and between the fact of talking to parents
about money and the financial education index. Furthermore, associations between this index
and other socioeconomic factors were analyzed. The results also pointed to the absence of
significant associations between financial knowledge and socioeconomic characteristics. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento financeiro |
pt_BR |
dc.subject |
Big Five Inventory |
pt_BR |
dc.title |
Educação financeira: análise da influência dos fatores de personalidade com conhecimentos financeiros dos alunos de cursos superiores de um instituto federal de educação |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-06-15 |
|
dc.date.available |
2022-06-15T17:04:16Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-15T17:04:16Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1252183006278876 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, André Luiz |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação financeira, referida como uma área do conhecimento, como um processo ou, até
mesmo, como uma ferramenta, tem, como propósito, auxiliar o indivíduo na administração do
seu capital financeiro. Seja sobre as escolhas de consumo, de investimento ou de prevenção
para situações de incerteza. O presente estudo avaliou a associação entre fatores de
personalidade da população estudada com o seu conhecimento e o comportamento financeiro.
O referencial teórico realizou um levantamento sobre os estudos de educação financeira no
Brasil e em alguns outros países. Além disso, foram tratados os estudos sobre fatores de
personalidade e, também, aqueles que correlacionam o tema com a educação financeira. Trata se de um estudo descritivo e aplicado, com método quantitativo. Para a coleta de informações,
foi utilizada uma pesquisa survey, com o levantamento de informações sobre indivíduos e suas
unidades sociais. O índice de conhecimentos financeiros encontrado foi considerado baixo entre
os respondentes. Foram realizados testes estatísticos que apontaram associações positivas entre
o sexo do respondente e o índice de educação financeira e entre o fato de conversas com os pais
sobre dinheiro e o índice de educação financeira. Além disso foram analisadas associações entre
esse índice e outros fatores socioeconômicos. Os resultados apontaram ainda a ausência de
associações significativas entre os conhecimentos financeiros e características
socioeconômicas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
SILVEIRA, Lucas. Educação financeira: análise da influência dos fatores de personalidade com conhecimentos financeiros dos alunos de cursos superiores de um instituto federal de educação. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |