dc.creator |
DETONI, Daniel |
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dc.date.issued |
2005-03-18 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3398 |
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dc.description.abstract |
Nowadays, the globalized world requires competitive organizations that make
qualified products and satisfy their client’s necessities. Therefore, the Six Sigma Methodology is
a strategy that applies the structured use of a series of techniques and statistic tools that help the
organizations make decisions when implementing actions to improve processes and products.
However, in order to achieve success this methodology needs to be implemented and kept
correctly by training specialized people in the Six Sigma philosophy, especially Green Belts and
Black Belts. The directed learning and a detailed evaluation in cognitive terms became strongly
considered because of the necessity of having more effective and efficient trainings. That is why
the use of Bloom’s Taxonomy became indispensable, this system analyses the student’s
intellectual abilities from the simplest level (knowledge) to the most complex level of cognitive
development (evaluation). In order to carry out this evaluation efficiently, a new Model of
Evaluation was developed in Access® and some applications of this model were carried out to
check its efficiency. In order to achieve good results in terms of operation and efficiency, the
model was applied considering Green Belts as well as Black Belts. Finally, it is expected that the
model meets the necessities of the trainings in Six Sigma Methodology satisfactorily. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia seis sigma |
pt_BR |
dc.subject |
Método DMAIC |
pt_BR |
dc.subject |
Taxonomia de Bloom |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de treinamento na metodologia seis sigma |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-10-21 |
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dc.date.available |
2022-10-21T11:50:39Z |
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dc.date.accessioned |
2022-10-21T11:50:39Z |
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dc.creator.Lattes |
999 999 999 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BALESTRASSI, Pedro Paulo |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8999535447828760 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Atualmente, o mundo globalizado exige que as organizações se mantenham mais
competitivas, produzindo produtos de qualidade e satisfazendo as necessidades de seus clientes.
Assim, a metodologia Seis Sigma é uma estratégia que faz o uso estruturado de uma série de
técnicas e ferramentas estatísticas auxiliando as organizações na tomada de decisão para a
implementação de ações de melhoria, de processos e produtos. Porém, para que tal metodologia
obtenha sucesso, ela precisa ser implantada e mantida de forma correta com o treinamento de
pessoal especializado na filosofia Seis Sigma, em especial Green Belts e Black Belts. A partir das
necessidades de se realizar treinamentos cada vez mais eficazes e eficientes, bem como uma
avaliação detalhada em termos cognitivos tornou-se indispensável a utilização da Taxonomia de
Bloom que analisa as habilidades intelectuais do aluno desde o nível mais simples
(conhecimento) até o nível mais complexo de desenvolvimento cognitivo (avaliação). Para que
tal avaliação fosse realizada de forma eficiente, desenvolveu-se um Modelo de Avaliação em
ambiente Access® e realizaram-se algumas aplicações para comprovar a eficácia de tal modelo. A
fim de se obter resultados satisfatórios, foi essencial sua aplicação tanto em Green Belts quanto
Black Belts em formação. No final, espera-se que o modelo atenda de forma satisfatória as
necessidades dos treinamentos em metodologia Seis Sigmas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
DETONI, Daniel. Desenvolvimento de um modelo de avaliação de treinamento na metodologia seis sigma. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005. |
pt_BR |