dc.creator |
SILVA, Edna Raimunda da |
|
dc.date.issued |
2003-12-09 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3422 |
|
dc.description.abstract |
During all the complex changes of the history in the economic panorama, the energetic
sector has strongly contributed to the Brasilian economy in all its phases.
Recently, the commercial, industrial and residential consumers received/recepted
energy from the regulated monopolies, vertically integrated, which generated, transmitted and
distributed energy in a certain concession area. The future perspectives, however, is that there
may be choice initiatives of retail trade in order to allow commercial and residential
consumers to choose their energy supplier, recepting it through the installations of the local
distributor site.
The objective of the dissertation is having a general view of the technology tools of
the information for commercialization, client fidelity, efficiency and productivity increase, as
well as presenting and analysing challenges and trends imposed by the e-business and the
technological solutions that have been generation competitive advantages for the Gas, Petrol
and Energy Segments.
This work makes one analysis of the possibility of the implementation of CRM
techniques, e-business, analysing the existent model, and the legal and safety issues. Case
studies are also made to show the application of the techniques. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Exploração e comercialização de energia |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas de tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura e-business |
pt_BR |
dc.subject |
CRM – Customer relationship management |
pt_BR |
dc.title |
Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-11-07 |
|
dc.date.available |
2022-11-07T13:49:21Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-07T13:49:21Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5196285905717494 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PAMPLONA, Edson de Oliveira |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1230433358991861 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MARTINS, André Ramon Silva |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4243908392390536 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Durante toda a história de mudanças complexas no panorama econômico, o setor
energético tem contribuído fortemente no desempenho da economia brasileira em todas as
suas fases.
Até recentemente, os consumidores residenciais, industriais e comerciais recebiam
energia de monopólios regulados, integrados verticalmente, que geravam, transmitiam e
distribuíam energia em uma determinada área de concessão. A perspectiva futura, no entanto,
é que haja iniciativas de escolha de varejo para permitir que consumidores residenciais e
comerciais escolham sua fornecedora de energia, recebendo-a através das instalações da
distribuidora local.
O Objetivo desta dissertação é ter uma visão geral das Ferramentas de Tecnologia da
Informação para comercialização, fidelização de Clientes, aumento de eficiência e
produtividade, bem como apresentar e analisar os desafios e tendências impostas pelo ebusiness
e as soluções tecnológicas que vêm gerando vantagem competitiva para os
segmentos de Energia, Petróleo e Gás.
Este trabalho faz uma análise das possibilidades da implantação de técnicas de
Gerenciamento do relacionamento com os clientes (CRM), e-business, analisa o modelo
existente, e as questões legais e de segurança. E também são analisados estudos de casos para
mostrar a aplicação das técnicas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA |
pt_BR |
dc.relation.references |
Edna Raimunda da Silva. Ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comercialização de energia. 2003. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003. |
pt_BR |