dc.creator |
VELAZQUEZ, Mirian Raquel Lafuente |
|
dc.date.issued |
2003-02-25 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3561 |
|
dc.description.abstract |
The source of this research is the revision of ISO 9000 norms groups that occurred
in December of 2000 and brought some similar issues related to the Total Quality
Management (TQM) philosophy. The proposition to this work is to consider the
implementation of an ISO 9001:2000 management system like a formal system to adopt
TQM principles. Under this proposition the aim of this work is to verify the presence of
TQM elements in organizations whit different levels of ISO 9001:2000 certifications. A
secondary aim of this research is firstly verify the relationships between level of TQM
elements adoptions and period of ISO 9001:2000 system certification, secondly to
develop and test a new construct to take in consideration the Brazilian organizations
features.
The results obtained with the above instrument application followed by a semistructured
interview at the top management, medium management and workmanship
level, have shown the presence of the TQM elements (in several degrees) in those
organizations that adopted the ISO 9001:2000 system. The difference strengths on TQM
elements adoption in those organizations could be mainly related to some factors: the
industrial sector, customer requirement, level of ISO 9001:2000 system implementation,
presence of others quality systems, culture and size of the organization. Nevertheless
the findings of this work cannot offer enough evidence to establish the nature and
correlations between these factors, it shows that could be established some facilities
that could not only help the transitions to the ISO 9001:2000 but also improve the
adoption of TQM elements in the organization under investigation. The instrument
application proved its efficacy like a measurement and diagnosis tool and reveals the
need to little adaptations in some Project Product item to generalize the use of the
construct instrument by organizations without the task to product development. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
ISO 9001:2000 |
pt_BR |
dc.subject |
TQM |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão da qualidade total |
pt_BR |
dc.title |
ISO 9001:2000 e elementos do TQM em empresas de manufatura |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-03-24 |
|
dc.date.available |
2023-03-24T17:46:03Z |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-24T17:46:03Z |
|
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Luiz Gonzaga Mariano de |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5220457650011257 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
TURRIONI, João Batista |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5690488997369386 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho surge em função das revisões da série de normas ISO 9000 que traz
consigo conceitos muito próximos à filosofia do Total Quality Management (TQM) ou
Gestão da Qualidade Total (GQT). Dentro da proposição inicial de que a
implementação da ISO 9001:2000 constitui um processo formal de adoção do TQM, a
pesquisa tem como objetivo principal verificar as relações existentes entre ambas as
abordagens, deste modo buscou-se determinar a presença dos elementos da TQM nas
empresas de manufatura certificadas em diferentes estágios de certificação ISO
9001:2000. Como objetivos secundários, a pesquisa se propôs verificar a relação entre o
nível de adoção dos elementos e o tempo de certificação da ISO 9001:2000 assim como
o desenvolvimento e pré-teste de um novo construto que considera as características das
empresas de manufatura no Brasil.
Através da aplicação da ferramenta desenvolvida e da condução de entrevistas semiestruturadas
na alta administração, média gerencia e funcionários de chão de fabrica, a
pesquisa conseguiu verificar a presença dos elementos do TQM nas empresas
certificadas pela ISO 9001:2000, porém em diferentes graus. Deste modo e conforme
estes resultados, pôde-se validar a proposição inicial da pesquisa para as empresas
pesquisadas. Por outro lado identificou-se também que o maior ou menor grau de
adoção dos elementos do TQM considerados no construto, podem estar influenciados
não só pelo tempo de certificação, mas também pelo setor de atuação da empresa, pela
exigência dos clientes, pela presença de outras variáveis como existência de outros
sistemas da qualidade, a cultura e o tamanho da empresa. Não foi possível identificar
com exatidão a natureza da intervenção destes fatores, mas identificaram-se alguns
facilitadores não só da adoção dos elementos do TQM, mas também do processo de
transição à ISO 9001:2000. Com relação à ferramenta desenvolvida, demonstrou-se a
sua eficácia como um instrumento de medição e diagnóstico. Identificou-se também a
necessidade de realizar pequenas modificações com relação aos itens do elemento
Projeto de Produto para utilizá-la de maneira geral em empresas que não possuem a
tarefa de desenvolvimento de produtos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
VELAZQUEZ, Mirian Raquel Lafuente. ISO 9001:2000 e elementos do TQM em empresas de manufatura. 2003. 225 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003. |
pt_BR |