Resumo:
Trabalhos acadêmicos que abordam gênero, seja como objeto de estudo, seja como categoria de análise, são importantes para estimular e ampliar a inserção feminina em todos os campos da ciência, como também refletir sobre a trajetória das mulheres e seu posicionamento nas carreiras acadêmicas e tecnológicas. Neste sentido, o presente trabalho foi realizado com o intuito de apresentar a história da inserção feminina na docência dos cursos de engenharia nas instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, no período de 1913 a 2002. Para tanto, elaboramos um breve histórico da criação dessas instituições e realizamos um levantamento das mulheres que compuseram seu quadro docente. Elaboramos, com base em entrevistas semiestruturadas e em currículos vitae pequenas biografias de nove destas docentes. Por fim, destacamos aspectos que segundo essas professoras influenciaram seu desenvolvimento profissional nestas instituições. Localizamos nas primeiras nove décadas de funcionamento 23 mulheres docentes, que representavam 6,5% do corpo docente. Destas docentes, 11 eram concursadas, dez concursadas atuaram nos cursos de engenharias e duas conquistaram o mais alto posto da carreira acadêmica. De acordo com os dados obtidos nas entrevistas, inferimos que fatores sociais e culturais interferiram em suas escolhas profissionais e trajetórias acadêmicas, tais como: família, brincadeiras de infância, escola, meios de comunicação e socialização de gênero.