DSpace/Manakin Repository

A presença feminina no corpo docente dos cursos de Engenharia das instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá.

Mostrar registro simples

dc.creator LOPES, Ana Carolina Carneiro
dc.date.issued 2014-03-28
dc.identifier.citation LOPES, Ana Carolina Carneiro. A presença feminina no corpo docente dos cursos de Engenharia das instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/382
dc.description.abstract Trabalhos acadêmicos que abordam gênero, seja como objeto de estudo, seja como categoria de análise, são importantes para estimular e ampliar a inserção feminina em todos os campos da ciência, como também refletir sobre a trajetória das mulheres e seu posicionamento nas carreiras acadêmicas e tecnológicas. Neste sentido, o presente trabalho foi realizado com o intuito de apresentar a história da inserção feminina na docência dos cursos de engenharia nas instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, no período de 1913 a 2002. Para tanto, elaboramos um breve histórico da criação dessas instituições e realizamos um levantamento das mulheres que compuseram seu quadro docente. Elaboramos, com base em entrevistas semiestruturadas e em currículos vitae pequenas biografias de nove destas docentes. Por fim, destacamos aspectos que segundo essas professoras influenciaram seu desenvolvimento profissional nestas instituições. Localizamos nas primeiras nove décadas de funcionamento 23 mulheres docentes, que representavam 6,5% do corpo docente. Destas docentes, 11 eram concursadas, dez concursadas atuaram nos cursos de engenharias e duas conquistaram o mais alto posto da carreira acadêmica. De acordo com os dados obtidos nas entrevistas, inferimos que fatores sociais e culturais interferiram em suas escolhas profissionais e trajetórias acadêmicas, tais como: família, brincadeiras de infância, escola, meios de comunicação e socialização de gênero. pt_BR
dc.title A presença feminina no corpo docente dos cursos de Engenharia das instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 103 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese História da Ciência e Tecnologia no Brasil pt_BR
dc.keywords.portuguese História das mulheres na Ciência no Brasil pt_BR
dc.keywords.portuguese História da Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.keywords.english History of science and techology in Brazil pt_BR
dc.keywords.english Women’s history in the brazilian science pt_BR
dc.keywords.english The history of Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.orientador.principal CAVALARI, Mariana Feiteiro
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2016-03-11T13:08:50Z
dc.date.accessioned 2016-03-11T13:08:50Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples