dc.creator |
DIAS, Welinton |
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dc.date.issued |
2006-06-30 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3831 |
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dc.description.abstract |
The demand for foreign equipments in teaching institutions is well-know. To properly
train an engineer, a lot of hours in several equipments are required. This is a problem if the
equipments are expensive. The problem increases if manufacturing automation and control
are focus. The number of equipments needed to simulate real industrial problems is
enormous and even if considering the unlikable possibility that founds are not the problem,
the physical space would be. To overcome this problem, the present work introduces a
robotic and manufacturing framework. Based on the virtual reality present on games this
framewo
rk enables one to generate any desirable rigid-body scenario raging from
manufacturing process to robot, manipulators, pneumatic engines and others. The graphics
quality as well its physical behaviors enables an operator to live a realistic immersion in
the virtual environment. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Controle e automação da manufatura |
pt_BR |
dc.subject |
Treinamento em robótica |
pt_BR |
dc.subject |
Manufatura integrada |
pt_BR |
dc.title |
Ambiente de desenvolvimento de manufatura virtual |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-06-30 |
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dc.date.available |
2023-06-30T19:42:01Z |
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dc.date.accessioned |
2023-06-30T19:42:01Z |
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dc.contributor.advisor1 |
HONÓRIO, Leonardo de Mello |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4319412527458142 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SOUZA, Luiz Edival de |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0598108864998706 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A demanda por equipamentos importados em instituições de ensino é um fato
conhecido. Este problema se agrava quando a área envolvida é o controle e automação da
manufatura, onde os equipamentos utilizados possuem um alto custo. Para que um
treinamento de controle destes equipamentos seja tido como satisfatório é necessário que
um aluno, além do estudo teórico, faça diversas simulações e observe as respostas dos
diversos equipamentos e das formas de programação e ajuste. Para contornar esta situação
este projeto propõe a montagem de um ambiente virtual para treinamento em robótica e
manufatura integrada. Utilizando técnicas semelhantes às dos tão conhecidos jogos em
realidade virtual será construído um ambiente onde será possível a visualização, montagem
e programação de quaisquer processos de manufatura, como robôs, mesas pneumáticas,
esteiras, etc. A qualidade gráfica da simulação, bem como seu comportamento físico
coerente e sua flexibilidade permitem uma imersão realística no ambiente virtual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
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dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.relation.references |
DIAS, Welinton. Ambiente de desenvolvimento de manufatura virtual. 2006. 81f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006. |
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