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Ambiente de desenvolvimento de manufatura virtual

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dc.creator DIAS, Welinton
dc.date.issued 2006-06-30
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3831
dc.description.abstract The demand for foreign equipments in teaching institutions is well-know. To properly train an engineer, a lot of hours in several equipments are required. This is a problem if the equipments are expensive. The problem increases if manufacturing automation and control are focus. The number of equipments needed to simulate real industrial problems is enormous and even if considering the unlikable possibility that founds are not the problem, the physical space would be. To overcome this problem, the present work introduces a robotic and manufacturing framework. Based on the virtual reality present on games this framewo rk enables one to generate any desirable rigid-body scenario raging from manufacturing process to robot, manipulators, pneumatic engines and others. The graphics quality as well its physical behaviors enables an operator to live a realistic immersion in the virtual environment. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Controle e automação da manufatura pt_BR
dc.subject Treinamento em robótica pt_BR
dc.subject Manufatura integrada pt_BR
dc.title Ambiente de desenvolvimento de manufatura virtual pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-06-30
dc.date.available 2023-06-30T19:42:01Z
dc.date.accessioned 2023-06-30T19:42:01Z
dc.contributor.advisor1 HONÓRIO, Leonardo de Mello
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4319412527458142 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SOUZA, Luiz Edival de
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/0598108864998706 pt_BR
dc.description.resumo A demanda por equipamentos importados em instituições de ensino é um fato conhecido. Este problema se agrava quando a área envolvida é o controle e automação da manufatura, onde os equipamentos utilizados possuem um alto custo. Para que um treinamento de controle destes equipamentos seja tido como satisfatório é necessário que um aluno, além do estudo teórico, faça diversas simulações e observe as respostas dos diversos equipamentos e das formas de programação e ajuste. Para contornar esta situação este projeto propõe a montagem de um ambiente virtual para treinamento em robótica e manufatura integrada. Utilizando técnicas semelhantes às dos tão conhecidos jogos em realidade virtual será construído um ambiente onde será possível a visualização, montagem e programação de quaisquer processos de manufatura, como robôs, mesas pneumáticas, esteiras, etc. A qualidade gráfica da simulação, bem como seu comportamento físico coerente e sua flexibilidade permitem uma imersão realística no ambiente virtual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.relation.references DIAS, Welinton. Ambiente de desenvolvimento de manufatura virtual. 2006. 81f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006. pt_BR


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