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Desenvolvimento de um jogo para ensino do pensamento enxuto aplicado ao combate de desperdício em ambiente administrativo público

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dc.creator OLIVEIRA, Daniel Hananias Cabral de
dc.date.issued 2023-06-12
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3842
dc.description.abstract The Public Administration has considered the application of Lean Thinking as a potential approach in order to improve the services provided by it. However, such implementations have encountered some barriers, such as the low level of engagement of the servers, also caused by difficulties in assimilating the approach and visualizing the possible benefits generated with its application. In order to contribute to the fight against this deficiency, this study aimed to develop a game in the format of a Serious Game (game that combines playful aspects and educational objectives) for training in the principles and lean tools of civil servants who work in public administrative environments, using the action-research method . The study had as unit of analysis a group of technical administrative servants from the Federal Institute of Education, Science and Technology of the South of Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Muzambinho, who effectively participated in the development of the game together with the researcher, through experiments, analyzes and successive validations. For the development of the game, the metamodel proposed by Miyashita, Barbosa and Azeredo (2007) was used for the development and evaluation of learning for business games. The action-research was carried out in three cycles, in which the servants answered the IMMS questionnaire (Instructional Materials Motivation Survey), as a way of evaluating the experimentation and validating the suggested and implemented changes. As a final product, the game “A Cidade Enxuta” consists essentially of a board, cards and a book of tips and answers, and the digital files of all components were made available in full for possible replications. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Pensamento enxuto pt_BR
dc.subject Ambiente público pt_BR
dc.subject Treinamento enxuto pt_BR
dc.subject Jogos sérios pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um jogo para ensino do pensamento enxuto aplicado ao combate de desperdício em ambiente administrativo público pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-07-05
dc.date.available 2023-07-05T12:38:54Z
dc.date.accessioned 2023-07-05T12:38:54Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4844843261118220 pt_BR
dc.contributor.advisor1 QUEIROZ, José Antonio de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8699607572004340 pt_BR
dc.description.resumo A Administração Pública tem considerado a aplicação do Pensamento Enxuto como uma potencial abordagem no objetivo de melhorar os serviços por ela prestados. No entanto, tais implementações têm encontrado algumas barreiras, como o baixo nível de engajamento dos servidores, provocado também pelas dificuldades de assimilação da abordagem e de visualização dos possíveis benefícios gerados com a sua aplicação. No intuito de contribuir no combate a esta deficiência, este estudo objetivou o desenvolvimento de um jogo no formato de um Serious Game (um jogo que combina aspectos lúdicos e objetivos educacionais) para a capacitação nos princípios e ferramentas enxutas de servidores que atuam nos ambientes administrativos públicos, utilizando-se o método da pesquisa-ação. O estudo teve como unidade de análise um grupo de servidores técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Muzambinho, os quais participaram efetivamente do desenvolvimento do jogo juntamente com o pesquisador, por meio de experimentações, análises e validações sucessivas. Para a elaboração do jogo, foi utilizado o metamodelo proposto por Miyashita, Barbosa e Azeredo (2007), para desenvolvimento e avaliação de aprendizado para jogos de empresas. A pesquisa-ação foi executada em três ciclos, nos quais os servidores responderam ao questionário IMMS (Instructional Materials Motivation Survey), como forma de avaliar a experimentação e validar as alterações sugeridas e implementadas. Como produto final, o jogo “A Cidade Enxuta” é composto essencialmente por tabuleiro, cartas e livro de dicas e respostas, e os arquivos digitais de seus componentes foram disponibilizados de forma integral para possíveis replicações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.relation.references OLIVEIRA, Daniel Hananias Cabral de. Desenvolvimento de um jogo para ensino do pensamento enxuto aplicado ao combate de desperdício em ambiente administrativo público. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. pt_BR


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