DSpace/Manakin Repository

As potencialidades de um experimento controlado remotamente sobre o tema energia renovável: uma análise da percepção de estudantes de um curso de licenciatura em física em fase final de formação

Mostrar registro simples

dc.creator GUSMÃO, Thiago Coimbra de
dc.date.issued 2024-06-10
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4090
dc.description.abstract This work aims to draw a profile of undergraduate students who are in the final phase of their training, seeking to identify what contact these students have with TDIC during their training, as well as the understandings they present about what these technologies are, and about the need to include TDIC in the curriculum. An experiment was developed in which the conversion of light energy into electrical energy was demonstrated and semi-structured interviews were carried out with the purpose of identifying the perceptions of such students regarding a remote experiment with the theme of energy. The data demonstrate that initially the understanding of technology is exclusively related to digital devices, and that this understanding expands during the course. There is still a need for better implementation of TDIC in student training so that technology can be used as a teaching tool, as it contributes to the teaching and learning process. When presented with the experiment that was developed, the interest and enthusiasm shown by the undergraduates in applying the experiment in the classroom is notable. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Experimento remoto pt_BR
dc.subject Laboratório remoto pt_BR
dc.subject Energia pt_BR
dc.subject Educação e tecnologias pt_BR
dc.title As potencialidades de um experimento controlado remotamente sobre o tema energia renovável: uma análise da percepção de estudantes de um curso de licenciatura em física em fase final de formação pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-07-05
dc.date.available 2024-07-05T13:06:45Z
dc.date.accessioned 2024-07-05T13:06:45Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6000222316431039 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAETANO, Thiago Costa
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3744912186894176 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 REZENDE JUNIOR, Mikael Frank
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como proposta traçar um perfil dos licenciandos que se encontram em fase final de formação buscando identificar qual o contato que tais alunos têm com as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) durante sua formação, assim como as compreensões que apresentam sobre o que são essas tecnologias, e sobre a necessidade da inserção das TDIC como uma ferramenta para o professor no currículo dos licenciandos. Foi desenvolvido um experimento no qual é demonstrada a conversão de energia luminosa em energia elétrica e realizada entrevistas semi-estruturadas com a finalidade de identificar quais as percepções de tais alunos de experimento remoto com o tema energia. Os dados demonstram que inicialmente a compreensão da tecnologia é exclusivamente por meio de dispositivos digitais, e que essa compreensão vai se ampliando durante o curso de licenciatura em Física em suas disciplinas que envolvem tecnologias. Ainda, foi possível também perceber que há necessidade de uma melhor implementação das TDIC na formação dos alunos de maneira que a tecnologia possa ser utilizada como uma ferramenta efetiva para o ensino, uma vez que essa contribui com o processo de ensino. Quando apresentados ao experimento que foi desenvolvido, o interesse e o entusiasmo demonstrado pelos licenciandos com a possibilidade da aplicação do experimento em sala de aula é notório. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references GUSMÃO, Thiago Coimbra de. As potencialidades de um experimento controlado remotamente sobre o tema energia renovável: uma análise da percepção de estudantes de um curso de licenciatura em física em fase final de formação. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples