dc.creator |
CRUZ, Marcele Silva |
|
dc.date.issued |
2024-09-27 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4175 |
|
dc.description.abstract |
In the current context of digital culture in which society is immersed, with increasing access to
digital information and communication networks, questions about the critical use of
information and media emerge. In this scenario, it is necessary to work with media and
information literacy (MIL) already in the basic schooling to develop critical reading on
information conveyed in digital media and networks as well as promote scientific education
considering the elements that constitute the digital culture. In this perspective, this work aims
to understand the perceptions of teachers of the early years of elementary school about their
role in the training process for MIL and scientific education of students of basic education in
the context of digital culture. The methodological organization follows the premises of
qualitative research. The subjects of the research are graduates of an extension course on
emerging technologies for learning offered by a Brazilian public university. The data collection
instruments were, in the first stage, a questionnaire; and in the second stage, individual semistructured
interviews. Results show that the teachers (s) are immersed in digital culture, making
use of the internet both for work and leisure activities. In addition, they use digital platforms in
the classroom, especially YouTube, and also digital learning objects. Study participants use the
internet with students for research as well as books and offline library materials. They have the
notion of MIL as a right for the promotion of citizenship and recognize the importance of their
role in this demand, as well as point out the need for initial and continuing teacher training that
allows the development of MIL skills. The study is limited by the number of participants in the
interviews, restricting the context of analysis. Still, bring contributions to reflection of the role
of these professionals for the promotion of MIL in the perspective of scientific education for
the promotion of citizenship in digital culture. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização midiática e informacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação científica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação cidadã |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização midiática e informacional na educação básica: o papel de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-11-29 |
|
dc.date.available |
2024-11-29T15:10:46Z |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-29T15:10:46Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4560537192974734 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Alessandra |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9144795450225559 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MATTA, Cláudia Eliane da |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1839800190588286 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No atual contexto da cultura digital no qual a sociedade está imersa, com crescente acesso às
redes digitais de informação e comunicação, emerge o questionamento sobre o uso crítico da
informação e das mídias. Nesse cenário, faz-se necessário, já na escolarização básica, o trabalho
com a alfabetização midiática e informacional (AMI) visando desenvolver a leitura crítica sobre
informações veiculadas em mídias e redes digitais bem como promover a educação científica
considerando os elementos que constituem a cultura digital. Nesta perspectiva, este trabalho
tem como objetivo compreender as percepções de professores(as) dos anos iniciais do ensino
fundamental sobre seu papel no processo de formação para a AMI e a educação científica de
estudantes da educação básica no contexto da cultura digital. A organização metodológica
segue as premissas da pesquisa qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são egressos de um curso
de extensão sobre tecnologias emergentes para a aprendizagem ofertado por uma universidade
pública brasileira. Os instrumentos de coleta de dados foram, na primeira etapa, um
questionário; e na segunda etapa, entrevistas semiestruturadas individuais. Resultados apontam
que os(as) professores(as) estão imersos na cultura digital, fazendo uso da internet tanto para
atividades do trabalho quanto para lazer. Além disso, utilizam plataformas digitais em sala de
aula, com destaque para o Youtube, e também objetos de aprendizagem digitais. Os
participantes do estudo utilizam a internet com os(as) estudantes para pesquisa, bem como
livros e materiais offline da biblioteca. Possuem a noção da AMI como um direito para a
promoção da cidadania e reconhecem a importância de seu papel frente a esta demanda, bem
como apontam a necessidade de uma formação inicial e continuada docente que possibilite o
desenvolvimento das competências da AMI. O estudo limita-se pela quantidade de participantes
nas entrevistas, restringindo o contexto de análise. Ainda assim, traz como contribuições a
reflexão sobre a atuação desses profissionais para a promoção da AMI na perspectiva da
educação científica para a promoção da cidadania na cultura digital. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
CRUZ, Marcele Silva. Alfabetização midiática e informacional na educação básica: o papel de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. |
pt_BR |