DSpace/Manakin Repository

Alfabetização midiática e informacional na educação básica: o papel de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.creator CRUZ, Marcele Silva
dc.date.issued 2024-09-27
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4175
dc.description.abstract In the current context of digital culture in which society is immersed, with increasing access to digital information and communication networks, questions about the critical use of information and media emerge. In this scenario, it is necessary to work with media and information literacy (MIL) already in the basic schooling to develop critical reading on information conveyed in digital media and networks as well as promote scientific education considering the elements that constitute the digital culture. In this perspective, this work aims to understand the perceptions of teachers of the early years of elementary school about their role in the training process for MIL and scientific education of students of basic education in the context of digital culture. The methodological organization follows the premises of qualitative research. The subjects of the research are graduates of an extension course on emerging technologies for learning offered by a Brazilian public university. The data collection instruments were, in the first stage, a questionnaire; and in the second stage, individual semistructured interviews. Results show that the teachers (s) are immersed in digital culture, making use of the internet both for work and leisure activities. In addition, they use digital platforms in the classroom, especially YouTube, and also digital learning objects. Study participants use the internet with students for research as well as books and offline library materials. They have the notion of MIL as a right for the promotion of citizenship and recognize the importance of their role in this demand, as well as point out the need for initial and continuing teacher training that allows the development of MIL skills. The study is limited by the number of participants in the interviews, restricting the context of analysis. Still, bring contributions to reflection of the role of these professionals for the promotion of MIL in the perspective of scientific education for the promotion of citizenship in digital culture. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Alfabetização midiática e informacional pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pt_BR
dc.subject Educação científica pt_BR
dc.subject Formação cidadã pt_BR
dc.title Alfabetização midiática e informacional na educação básica: o papel de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-11-29
dc.date.available 2024-11-29T15:10:46Z
dc.date.accessioned 2024-11-29T15:10:46Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4560537192974734 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Alessandra
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9144795450225559 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MATTA, Cláudia Eliane da
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1839800190588286 pt_BR
dc.description.resumo No atual contexto da cultura digital no qual a sociedade está imersa, com crescente acesso às redes digitais de informação e comunicação, emerge o questionamento sobre o uso crítico da informação e das mídias. Nesse cenário, faz-se necessário, já na escolarização básica, o trabalho com a alfabetização midiática e informacional (AMI) visando desenvolver a leitura crítica sobre informações veiculadas em mídias e redes digitais bem como promover a educação científica considerando os elementos que constituem a cultura digital. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo compreender as percepções de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental sobre seu papel no processo de formação para a AMI e a educação científica de estudantes da educação básica no contexto da cultura digital. A organização metodológica segue as premissas da pesquisa qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são egressos de um curso de extensão sobre tecnologias emergentes para a aprendizagem ofertado por uma universidade pública brasileira. Os instrumentos de coleta de dados foram, na primeira etapa, um questionário; e na segunda etapa, entrevistas semiestruturadas individuais. Resultados apontam que os(as) professores(as) estão imersos na cultura digital, fazendo uso da internet tanto para atividades do trabalho quanto para lazer. Além disso, utilizam plataformas digitais em sala de aula, com destaque para o Youtube, e também objetos de aprendizagem digitais. Os participantes do estudo utilizam a internet com os(as) estudantes para pesquisa, bem como livros e materiais offline da biblioteca. Possuem a noção da AMI como um direito para a promoção da cidadania e reconhecem a importância de seu papel frente a esta demanda, bem como apontam a necessidade de uma formação inicial e continuada docente que possibilite o desenvolvimento das competências da AMI. O estudo limita-se pela quantidade de participantes nas entrevistas, restringindo o contexto de análise. Ainda assim, traz como contribuições a reflexão sobre a atuação desses profissionais para a promoção da AMI na perspectiva da educação científica para a promoção da cidadania na cultura digital. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references CRUZ, Marcele Silva. Alfabetização midiática e informacional na educação básica: o papel de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples