dc.creator |
PEREIRA, Sabrina Simões de Souza |
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dc.date.issued |
2024-09-26 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4177 |
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dc.description.abstract |
In December 2019, in the city of Wuhan (China), Covid19 was identified. The disease
became a pandemic from March 2020, with impacts on health, social and economic areas.
In the following years, the world was faced with a health and health crisis, resulting from
the Covid-19 Pandemic, a situation that generated transformations in the population's way
of being. After the period of isolation, and with the return of economic and social activity,
the emerging need to think about health education strategies for the population became
evident. In this context, the school environment proved to be a space conducive to
discussion, due to the need for preventive measures and awareness among the population
regarding health care. In this sense, it is clear that the science and biology teacher has a
fundamental role in instructing students so that they become conscious citizens who are
aware of the problems that involve health as a whole. In this way, this research emerges,
given the need to verify how the topic of health is included in the initial training curricula
of biological sciences professionals. Using a qualitative approach, documents from the
Pedagogical Projects for Degree Courses in Biological Sciences at Public Higher
Education Institutions in the South of Minas Gerais were analyzed. The results
demonstrate that the programmatic contents of the curricular subjects and the extension
activities are still not consistent with what was expected, and that they need to be critically
rethought, so that they start to encourage reflection on the theme of health education, from
the perspective of the social reality in which the student is inserted, so that there is
professional performance, especially for those with a degree in biological sciences,
committed to the transformation of society, and the perception of community health.
Therefore, it is suggested that more studies can be carried out on the same topic, in other
regions and universities in the country, in order to stimulate discussion about the training
of professionals in biological sciences, and promote discussion and necessary changes. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Formação em ciências biológicas |
pt_BR |
dc.title |
A inserção da temática saúde nos cursos de formação de professores em ciências biológicas das instituições públicas de ensino superior do Sul de Minas Gerais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-12-02 |
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dc.date.available |
2024-12-02T12:54:38Z |
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dc.date.accessioned |
2024-12-02T12:54:38Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6054621168280559 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Janaina Roberta dos |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7432170060094937 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan (China), houve a identificação da Covid19.
A doença passou a ser pandêmica a partir de março de 2020, com impactos nos âmbitos
social, econômico e da saúde. Nos anos seguintes, o mundo esteve diante de uma crise
sanitária e de saúde, decorrente da Pandemia da Covid-19, quadro que gerou
transformações no modo de ser e estar da população. Passado a período de isolamento, e
com o retorno da atividade econômica e social, evidenciou-se a necessidade emergente
em se pensar estratégicas de educação em saúde para a população. Neste contexto, o
ambiente escolar evidenciou-se como um espaço propício à discussão, em virtude da
necessidade de medidas preventivas e de conscientização da população em relação aos
cuidados com a saúde. Nesse sentido evidencia-se que o professor de ciências e biologia
tem papel fundamental na formação dos alunos para que esse se torne um cidadão
consciente e atento aos problemas que envolvem a saúde como um todo. Deste modo,
esta pesquisa emerge, diante da necessidade de se verificar como se dá a inserção da
temática da saúde direta e indiretamente nos currículos de formação inicial de professores
de ciências biológicas. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram analisados os
Projetos Pedagógicos de Curso de oito cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das
Instituições Públicas de ensino superior do Sul de Minas Gerais, sendo analisados a carga
horária dos cursos, componentes curriculares, disciplinas especificas, disciplinas
optativas, eletivas e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A partir dos resultados
observou-se que os conteúdos programáticos das disciplinas curriculares e as atividades
de extensão ainda não são condizentes ao esperado, e que precisam ser repensados com
criticidade, a fim de que passem a fomentar a reflexão sobre a temática da educação em
saúde, sob a perspectiva da realidade social na qual o aluno está inserido, para que haja
uma atuação profissional, em especial do graduado em ciências biológicas, comprometida
com a transformação da sociedade, e da percepção da saúde comunitária. Deste modo,
sugere-se que mais estudos possam ser realizados na mesma temática, em outras regiões
e universidades do país, a fim de estimular a discussão acerca da formação de
profissionais em ciências biológicas, e promover a discussão e as mudanças necessárias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
PEREIRA, Sabrina Simões de Souza. A inserção da temática saúde nos cursos de formação de professores em ciências biológicas das instituições públicas de ensino superior do Sul de Minas Gerais. 2024. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. |
pt_BR |