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A inserção da temática saúde nos cursos de formação de professores em ciências biológicas das instituições públicas de ensino superior do Sul de Minas Gerais

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dc.creator PEREIRA, Sabrina Simões de Souza
dc.date.issued 2024-09-26
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4177
dc.description.abstract In December 2019, in the city of Wuhan (China), Covid19 was identified. The disease became a pandemic from March 2020, with impacts on health, social and economic areas. In the following years, the world was faced with a health and health crisis, resulting from the Covid-19 Pandemic, a situation that generated transformations in the population's way of being. After the period of isolation, and with the return of economic and social activity, the emerging need to think about health education strategies for the population became evident. In this context, the school environment proved to be a space conducive to discussion, due to the need for preventive measures and awareness among the population regarding health care. In this sense, it is clear that the science and biology teacher has a fundamental role in instructing students so that they become conscious citizens who are aware of the problems that involve health as a whole. In this way, this research emerges, given the need to verify how the topic of health is included in the initial training curricula of biological sciences professionals. Using a qualitative approach, documents from the Pedagogical Projects for Degree Courses in Biological Sciences at Public Higher Education Institutions in the South of Minas Gerais were analyzed. The results demonstrate that the programmatic contents of the curricular subjects and the extension activities are still not consistent with what was expected, and that they need to be critically rethought, so that they start to encourage reflection on the theme of health education, from the perspective of the social reality in which the student is inserted, so that there is professional performance, especially for those with a degree in biological sciences, committed to the transformation of society, and the perception of community health. Therefore, it is suggested that more studies can be carried out on the same topic, in other regions and universities in the country, in order to stimulate discussion about the training of professionals in biological sciences, and promote discussion and necessary changes. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Formação em ciências biológicas pt_BR
dc.title A inserção da temática saúde nos cursos de formação de professores em ciências biológicas das instituições públicas de ensino superior do Sul de Minas Gerais pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-12-02
dc.date.available 2024-12-02T12:54:38Z
dc.date.accessioned 2024-12-02T12:54:38Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6054621168280559 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Janaina Roberta dos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7432170060094937 pt_BR
dc.description.resumo Em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan (China), houve a identificação da Covid19. A doença passou a ser pandêmica a partir de março de 2020, com impactos nos âmbitos social, econômico e da saúde. Nos anos seguintes, o mundo esteve diante de uma crise sanitária e de saúde, decorrente da Pandemia da Covid-19, quadro que gerou transformações no modo de ser e estar da população. Passado a período de isolamento, e com o retorno da atividade econômica e social, evidenciou-se a necessidade emergente em se pensar estratégicas de educação em saúde para a população. Neste contexto, o ambiente escolar evidenciou-se como um espaço propício à discussão, em virtude da necessidade de medidas preventivas e de conscientização da população em relação aos cuidados com a saúde. Nesse sentido evidencia-se que o professor de ciências e biologia tem papel fundamental na formação dos alunos para que esse se torne um cidadão consciente e atento aos problemas que envolvem a saúde como um todo. Deste modo, esta pesquisa emerge, diante da necessidade de se verificar como se dá a inserção da temática da saúde direta e indiretamente nos currículos de formação inicial de professores de ciências biológicas. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso de oito cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Instituições Públicas de ensino superior do Sul de Minas Gerais, sendo analisados a carga horária dos cursos, componentes curriculares, disciplinas especificas, disciplinas optativas, eletivas e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A partir dos resultados observou-se que os conteúdos programáticos das disciplinas curriculares e as atividades de extensão ainda não são condizentes ao esperado, e que precisam ser repensados com criticidade, a fim de que passem a fomentar a reflexão sobre a temática da educação em saúde, sob a perspectiva da realidade social na qual o aluno está inserido, para que haja uma atuação profissional, em especial do graduado em ciências biológicas, comprometida com a transformação da sociedade, e da percepção da saúde comunitária. Deste modo, sugere-se que mais estudos possam ser realizados na mesma temática, em outras regiões e universidades do país, a fim de estimular a discussão acerca da formação de profissionais em ciências biológicas, e promover a discussão e as mudanças necessárias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references PEREIRA, Sabrina Simões de Souza. A inserção da temática saúde nos cursos de formação de professores em ciências biológicas das instituições públicas de ensino superior do Sul de Minas Gerais. 2024. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


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