dc.creator |
PEREIRA, Leire Aparecida |
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dc.date.issued |
2024-10-02 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4189 |
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dc.description.abstract |
The provision of school transport is an obligation of states and municipalities,
and the school transport service must meet the needs of students, enabling the right
to access education and transport, eliminating obstacles that hinder enrollment and
attendance at an educational institution or harm your physical well-being. However, in
the municipality where the study is being developed, it appears that there is a lack of
information that makes efficient management of school transport difficult, since
decisions are made based on unrecorded information, since decisions are made based
on unrecorded information, which does not allow for verification. Therefore, it becomes
difficult to anticipate problematic situations, as there is no effective control over the
provision of the service. Given the situation exposed, this study aims to develop a set
of indicators to support the management of school transport within the scope of the
Municipal Department of Education of Estiva – MG so that decisions are structured
and based on real, reliable, understandable and available information. Regarding the
methodology, it is an exploratory, applied and qualitative research, with the
methodological procedure adopted being action research. As the students are the main
interested parties in this study, during the development of the research, we sought to
suggest indicators capable of offering information that improves the provision of school
transport services aimed at students, considering that the service is fundamental to
guaranteeing access to education, contributing to social and economic development.
Upon completing the research, it is believed that the adoption of the proposed
indicators will assist in problematic situations and proposed changes related to
vehicles, routes, schedules and students, considering that the management of this
information will be able to make the administration of school transport more efficient. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Transporte escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Indicadores |
pt_BR |
dc.subject |
Decisão |
pt_BR |
dc.subject |
Informação |
pt_BR |
dc.subject |
Apoio à decisão |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de indicadores para aperfeiçoamento da gestão do transporte escolar no município de Estiva - MG |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2025-01-27 |
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dc.date.available |
2025-01-27T12:32:42Z |
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dc.date.accessioned |
2025-01-27T12:32:42Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6877664751698822 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FAVARETTO, Fábio |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6818699281130228 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A oferta do transporte escolar é uma obrigatoriedade dos estados e municípios,
sendo que o serviço de transporte escolar deve atender as necessidades dos
estudantes, permitindo o direito ao acesso à educação e ao transporte, eliminando
entraves que dificultem a matrícula e frequência em instituição de ensino ou
prejudiquem o seu bem-estar físico. Entretanto, no município em que o estudo vem
sendo desenvolvido verifica-se que há uma escassez de informações que dificulta a
gestão eficiente do transporte escolar, uma vez que decisões são tomadas
fundamentadas em informações não registradas, o que não permite uma verificação.
Dessa forma, torna-se árdua a antecipação de situações problemáticas, pois não há
um controle efetivo da prestação do serviço. Diante da situação exposta, este estudo
tem por objetivo desenvolver um conjunto de indicadores para apoio à gestão do
transporte escolar no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Estiva – MG
para que as decisões sejam estruturadas e baseadas em informação reais, confiáveis,
compreensíveis e disponíveis. No que se refere à metodologia, trata-se de uma
pesquisa exploratória, aplicada e qualitativa, sendo que o procedimento metodológico
adotado é a pesquisa-ação. Sendo os alunos os principais interessados neste estudo,
durante o desenvolvimento da pesquisa, buscaram-se sugerir indicadores capazes de
oferecer informações que melhorem a prestação do serviço de transporte escolar
voltado ao discente, ao considerar que o serviço é fundamental para garantia do
acesso à educação, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico. Ao
concluir a pesquisa, acredita-se que a adoção dos indicadores propostos auxiliará em
situações problemáticas e proposições de mudanças relacionadas a veículos, rotas,
horários e alunos, considerando que a gestão dessas informações será capaz de
tornar a administração do transporte escolar mais eficiente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
PEREIRA, Leire Aparecida. Utilização de indicadores para aperfeiçoamento da gestão do transporte escolar no município de Estiva - MG. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. |
pt_BR |