Resumo:
Este estudo teve como objetivo refletir sobre a trajetória do projeto Turma Ecológica Américo de Paiva (TEAP) desenvolvido na Escola Estadual Américo de Paiva (Monte Santo de Minas- MG), a fim de entender os fatores que caracterizam essa proposta pedagógica como projeto temático, transversal, interdisciplinar e componente relevante da construção coletiva do currículo da instituição. O objetivo das presentes reflexões foi analisar o amadurecimento teórico dessa proposta de ensino e de aprendizagem, seus limites e superações pedagógicas no cotidiano escolar. A abordagem analítica levantou as diretrizes norteadoras do projeto TEAP no período de 2005 a 2011: objetivos, ações, situações pedagógicas apresentadas, processos avaliativos, dentre tantas outras dimensões que um projeto pedagógico precisa ter para ser relevante no processo de ensino e de aprendizagem, e nesse caso, especificamente do processo pedagógico da Educação Ambiental (EA). Analisou-se a longevidade do projeto temático na proposta pedagógica da instituição e as possibilidades de novas perspectivas para a relação entre o docente, o aluno e o conhecimento em relação às questões ambientais. Foram analisados questionários respondidos pelos profissionais da educação da instituição, depoimentos de alunos e diversos registros sobre o projeto TEAP que fazem parte do arquivo da escola. As informações obtidas foram comparadas e confrontadas com as orientações teóricas dos vários autores que tratam dos temas EA e projeto temático. Dentre os aspectos positivos salienta-se esse compromisso ético e científico da instituição com um projeto constante de EA o envolvimento dos alunos, da comunidade escolar com a proposta pedagógica e a incorporação do projeto no plano curricular da escola. Dentre os aspectos negativos ressalta-se a necessidade de que os profissionais da educação da instituição engajarem-se em aperfeiçoamento teórico e no registro sistematizado de suas ações pedagógicas a fim de conferir cada vez mais qualidade ao processo de ensino e de aprendizagem inserido no TEAP. Das reflexões realizadas resultou uma análise sobre o TEAP como uma proposta pedagógica em constante aperfeiçoamento dentro do currículo da instituição. Para a referida escola, a EA é uma fonte permanente de intervenção na relação entre a comunidade e o meio.