dc.creator |
SANTOS, Paulo Márcio Secundo dos |
|
dc.date.issued |
2015-12-11 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Paulo Márcio Secundo dos. Projeto Turma Ecológica da Escola Estadual Américo de Paiva: resgate de uma história de um projeto interdisciplinar. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/419 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo teve como objetivo refletir sobre a trajetória do projeto Turma Ecológica Américo de Paiva (TEAP) desenvolvido na Escola Estadual Américo de Paiva (Monte Santo de Minas- MG), a fim de entender os fatores que caracterizam essa proposta pedagógica como projeto temático, transversal, interdisciplinar e componente relevante da construção coletiva do currículo da instituição. O objetivo das presentes reflexões foi analisar o amadurecimento teórico dessa proposta de ensino e de aprendizagem, seus limites e superações pedagógicas no cotidiano escolar. A abordagem analítica levantou as diretrizes norteadoras do projeto TEAP no período de 2005 a 2011: objetivos, ações, situações pedagógicas apresentadas, processos avaliativos, dentre tantas outras dimensões que um projeto pedagógico precisa ter para ser relevante no processo de ensino e de aprendizagem, e nesse caso, especificamente do processo pedagógico da Educação Ambiental (EA). Analisou-se a longevidade do projeto temático na proposta pedagógica da instituição e as possibilidades de novas perspectivas para a relação entre o docente, o aluno e o conhecimento em relação às questões ambientais. Foram analisados questionários respondidos pelos profissionais da educação da instituição, depoimentos de alunos e diversos registros sobre o projeto TEAP que fazem parte do arquivo da escola. As informações obtidas foram comparadas e confrontadas com as orientações teóricas dos vários autores que tratam dos temas EA e projeto temático. Dentre os aspectos positivos salienta-se esse compromisso ético e científico da instituição com um projeto constante de EA o envolvimento dos alunos, da comunidade escolar com a proposta pedagógica e a incorporação do projeto no plano curricular da escola. Dentre os aspectos negativos ressalta-se a necessidade de que os profissionais da educação da instituição engajarem-se em aperfeiçoamento teórico e no registro sistematizado de suas ações pedagógicas a fim de conferir cada vez mais qualidade ao processo de ensino e de aprendizagem inserido no TEAP. Das reflexões realizadas resultou uma análise sobre o TEAP como uma proposta pedagógica em constante aperfeiçoamento dentro do currículo da instituição. Para a referida escola, a EA é uma fonte permanente de intervenção na relação entre a comunidade e o meio. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Projeto Turma Ecológica da Escola Estadual Américo de Paiva: resgate de uma história de um projeto interdisciplinar. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
103 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Transversalidade |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Projeto temático |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Construção coletiva do currículo |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Comunidade escolar |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Transversal |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Thematic project |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Collective of curriculum development |
pt_BR |
dc.keywords.english |
School community |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Milady Renata Apolinário da |
|
dc.orientador.coorientador |
FURLANI, Juliana Maria Sampaio |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-03-24T13:07:33Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-24T13:07:33Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|