DSpace/Manakin Repository

Projeto Turma Ecológica da Escola Estadual Américo de Paiva: resgate de uma história de um projeto interdisciplinar.

Mostrar registro simples

dc.creator SANTOS, Paulo Márcio Secundo dos
dc.date.issued 2015-12-11
dc.identifier.citation SANTOS, Paulo Márcio Secundo dos. Projeto Turma Ecológica da Escola Estadual Américo de Paiva: resgate de uma história de um projeto interdisciplinar. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/419
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo refletir sobre a trajetória do projeto Turma Ecológica Américo de Paiva (TEAP) desenvolvido na Escola Estadual Américo de Paiva (Monte Santo de Minas- MG), a fim de entender os fatores que caracterizam essa proposta pedagógica como projeto temático, transversal, interdisciplinar e componente relevante da construção coletiva do currículo da instituição. O objetivo das presentes reflexões foi analisar o amadurecimento teórico dessa proposta de ensino e de aprendizagem, seus limites e superações pedagógicas no cotidiano escolar. A abordagem analítica levantou as diretrizes norteadoras do projeto TEAP no período de 2005 a 2011: objetivos, ações, situações pedagógicas apresentadas, processos avaliativos, dentre tantas outras dimensões que um projeto pedagógico precisa ter para ser relevante no processo de ensino e de aprendizagem, e nesse caso, especificamente do processo pedagógico da Educação Ambiental (EA). Analisou-se a longevidade do projeto temático na proposta pedagógica da instituição e as possibilidades de novas perspectivas para a relação entre o docente, o aluno e o conhecimento em relação às questões ambientais. Foram analisados questionários respondidos pelos profissionais da educação da instituição, depoimentos de alunos e diversos registros sobre o projeto TEAP que fazem parte do arquivo da escola. As informações obtidas foram comparadas e confrontadas com as orientações teóricas dos vários autores que tratam dos temas EA e projeto temático. Dentre os aspectos positivos salienta-se esse compromisso ético e científico da instituição com um projeto constante de EA o envolvimento dos alunos, da comunidade escolar com a proposta pedagógica e a incorporação do projeto no plano curricular da escola. Dentre os aspectos negativos ressalta-se a necessidade de que os profissionais da educação da instituição engajarem-se em aperfeiçoamento teórico e no registro sistematizado de suas ações pedagógicas a fim de conferir cada vez mais qualidade ao processo de ensino e de aprendizagem inserido no TEAP. Das reflexões realizadas resultou uma análise sobre o TEAP como uma proposta pedagógica em constante aperfeiçoamento dentro do currículo da instituição. Para a referida escola, a EA é uma fonte permanente de intervenção na relação entre a comunidade e o meio. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Projeto Turma Ecológica da Escola Estadual Américo de Paiva: resgate de uma história de um projeto interdisciplinar. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 103 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação Ambiental pt_BR
dc.keywords.portuguese Transversalidade pt_BR
dc.keywords.portuguese Projeto temático pt_BR
dc.keywords.portuguese Construção coletiva do currículo pt_BR
dc.keywords.portuguese Comunidade escolar pt_BR
dc.keywords.english Environmental Education pt_BR
dc.keywords.english Transversal pt_BR
dc.keywords.english Thematic project pt_BR
dc.keywords.english Collective of curriculum development pt_BR
dc.keywords.english School community pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Milady Renata Apolinário da
dc.orientador.coorientador FURLANI, Juliana Maria Sampaio
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2016-03-24T13:07:33Z
dc.date.accessioned 2016-03-24T13:07:33Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples