DSpace/Manakin Repository

Modelo de negócio circular como estratégia de empoderamento social: uma análise da sustentabilidade dos brechós

Mostrar registro simples

dc.creator PEREIRA, Natalian Mota
dc.date.issued 2024-09-30
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4204
dc.description.abstract This dissertation seeks to analyze the sustainability and social empowerment strategy of circular thrift store business models located in the city of Itajubá/MG. The study applies the multiple case study methodology, the unit of analysis of which were the thrift stores located in the city of Itajubá/MG. The data was analyzed quantitatively and qualitatively, allowing for a comprehensive understanding of the topic. The dissertation answers important guiding questions: Q1: Are business models managed by women more sustainable? Q2: Does being a woman have an impact on job opportunities? and Q3: Does how women perceive themselves in society influence the management of their business? The results reveal that businesses run by women are more sustainable due to the positive impact of their thrift stores, which offer affordable clothing and support local enterprises. However, female entrepreneurs face a lack of recognition and gender discrimination, which makes them try harder to prove their skills. In addition, women's perception of themselves directly influences the management of their businesses. It was found that many maintain a positive self-image and confidence, which helps them to overcome challenges. This argues for the need for public policies to promote gender equality in the labor market, deconstructing negative stereotypes and allowing women to occupy leadership positions. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Economia circular pt_BR
dc.subject Modelo de negócio pt_BR
dc.subject Brechós pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Empoderamento social pt_BR
dc.title Modelo de negócio circular como estratégia de empoderamento social: uma análise da sustentabilidade dos brechós pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-02-20
dc.date.available 2025-02-20T12:04:53Z
dc.date.accessioned 2025-02-20T12:04:53Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2679506445592127 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NADAE, Jeniffer de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8207698080131416 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 ARANTES, Isabel Cristina da Silva
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/8726073273094073 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação busca analisar a sustentabilidade e a estratégia de empoderamento social dos modelos de negócios circulares do tipo brechó localizados na cidade de Itajubá/MG. A pesquisa foi operacionalizada por meio da metodologia de estudo de casos múltiplos, cuja unidade de análise foram os brechós localizados na cidade de Itajubá/MG. A análise dos dados foi conduzida de forma quantitativa e qualitativa, permitindo uma compreensão abrangente do tema. A dissertação responde a perguntas norteadoras importantes, são elas: P1: Os modelos de negócios gerenciados por mulheres são sustentáveis? P2: Ser mulher impacta nas oportunidades de trabalho? e P3: Como a mulher se percebe na sociedade influencia no gerenciamento do seu negócio? Os resultados revelam que os negócios gerenciados por mulheres são sustentáveis devido ao impacto positivo de seus brechós, que oferecem roupas acessíveis e apoiam empreendimentos locais. Entretanto, as empreendedoras enfrentam falta de reconhecimento e discriminação de gênero, o que faz com que elas busquem se esforçar mais para provar suas competências. Além disso, a percepção das mulheres sobre si influencia diretamente na gestão de seus negócios. Constatou-se que muitas mantêm uma autoimagem positiva e confiança, o que as ajuda a superar os desafios. Assim, defende-se a necessidade de políticas públicas para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho, desconstruindo estereótipos negativos e permitindo que mulheres ocupem posições de liderança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.relation.references PEREIRA, Natalian Mota. Modelo de negócio circular como estratégia de empoderamento social: uma análise da sustentabilidade dos brechós. 2024. 59 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples