DSpace/Manakin Repository

A influência dos gêneros multimodais e seus impactos na sociedade

Mostrar registro simples

dc.creator SILVA, Monique Gregório da
dc.date.issued 2025-08-20
dc.identifier.citation SILVA, Monique Gregório da. A influência dos gêneros multimodais e seus impactos na sociedade. 2025. 140 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4312
dc.description.abstract This work was designed to investigate and demonstrate the influence of the multimodal genres of the Portuguese language and their impacts on the educational context and society. The research seeks to show how the use of multimodal genres, especially in the form of comics and comic strips, can broaden students' perception of topics of social relevance, promoting a more analytical and critical teaching. The proposal is to explore how comics and comic strips can serve as pedagogical tools to anticipate reflection and debate on social issues, encouraging students to develop interpretation, analysis and creativity skills. Through the creation of visual narratives, students not only exercise their cognitive capacities, but also broaden their critical view of the world, elaborating stories that reflect contemporary problems and possible solutions. The use of technological applications integrates this process, allowing students to have access to modern tools to create and share their productions, enhancing engagement and learning. The proposal reinforces the importance of integrating digital resources into teaching, both to expand digital inclusion and to prepare students for a world increasingly mediated by technology. Throughout the research, it was observed that working with multimodal genres promotes a more dynamic and participatory learning environment, in which students are encouraged to collaborate and explore their skills in a creative and meaningful way. This project, still under development, has as its ultimate goal to contribute to the construction of a more inclusive, reflective and connected education to the demands of the twenty-first century. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Sociedade pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title A influência dos gêneros multimodais e seus impactos na sociedade pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-11-05
dc.date.available 2025-11-05T19:20:34Z
dc.date.accessioned 2025-11-05T19:20:34Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5193960499784680 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Antônio Carlos Zambroni de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4860175234818683 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho foi concebido para investigar e demonstrar a influência dos gêneros multimodais da língua portuguesa e seus impactos no contexto educacional e social, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. A pesquisa busca evidenciar como o uso de gêneros multimodais, especialmente histórias em quadrinhos e tirinhas, pode ampliar a percepção dos alunos sobre temas de relevância social, promovendo um ensino mais analítico e reflexivo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a influência dos gêneros multimodais no contexto educacional e social, promovendo o pensamento crítico. Entre os objetivos específicos estão compreender como professores utilizam tiras e HQs em sala de aula, avaliar o impacto dessas práticas no desenvolvimento crítico dos alunos e explorar o uso de tecnologias na produção multimodal. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando questionários com professores, análise de práticas em sala de aula e investigação do uso de tecnologias educacionais. Ao integrar pesquisa acadêmica, prática pedagógica e inovação tecnológica, o estudo propõe demonstrar que trabalhar com gêneros multimodais favorece um ambiente de aprendizado mais dinâmico, participativo e inclusivo, no qual os estudantes desenvolvem habilidades de interpretação, análise, criatividade e reflexão crítica, além de estarem preparados para um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples