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Educação midiática e educação científica: práticas sociais de professores da educação básica em dois contextos

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dc.creator RIBEIRO, Mariana Alves
dc.date.issued 2025-02-12
dc.identifier.citation RIBEIRO, Mariana Alves. Educação midiática e educação científica: práticas sociais de professores da educação básica em dois contextos. 2025. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4322
dc.description.abstract Faced with the digital culture and the popularization of Information and Communication Technology (ICT), society encounters new challenges. In this scenario, the articulation between Media and Information Literacy (MIL), scientific education, and civic education becomes increasingly necessary. Understanding that schools and teachers are central elements in this process, and that formative groups are developed in different countries with the aim of preparing educators for the challenges of the 21st century, we turn our attention to two distinct groups: the first, composed of teachers participating in communities of practice in Portugal; and the second, formed by teachers involved in the Sabiá Project (in southern Minas Gerais, Brazil). The objective of this research is to understand the social practices of Brazilian and Portuguese teachers in searching for and sharing information on networks, considering their effects on the scientific and civic education of students. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed qualitatively. As results, in both contexts, it was observed that teachers use networks more frequently in a professional rather than personal manner; they exhibit some conflicting perceptions regarding the possibilities and challenges of digital technologies and media; they do not address MIL in the classroom as a specific curricular topic, although they include, in some teaching situations, elements that relate to this literacy. Based on these results, we consider that the social practices of Portuguese and Brazilian teachers in searching for and sharing information on networks present similarities and differences, also resulting from contextual differences and public policies promoting the integration of DICT into the educational context. We also consider that teachers' social actions on media do not necessarily influence their pedagogical practices, highlighting the importance of formative groups, such as those investigated, that aim to improve not only teachers' pedagogical actions but also their individual actions as citizens. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação científica pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Educação midiática pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Educação midiática e educação científica: práticas sociais de professores da educação básica em dois contextos pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-11-28
dc.date.available 2025-11-28T17:08:51Z
dc.date.accessioned 2025-11-28T17:08:51Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0082037271657996 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Alessandra
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9144795450225559 pt_BR
dc.description.resumo Diante da cultura digital e da popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a sociedade se depara com novos desafios. Nesse cenário, a articulação entre a alfabetização midiática e informacional (AMI), a educação científica e a educação cidadã mostra-se cada vez mais necessária. Compreendendo que a escola e os(as) professores(as) são elementos centrais nesse processo e que grupos formativos são desenvolvidos em diferentes países com o intuito de preparar educadores(as) para os desafios do século XXI, voltamos nosso olhar para dois grupos distintos: o primeiro, formado por professores participantes de comunidades de prática, em Portugal; e o segundo, formado por professores ingressantes no Projeto Sabiá (sul de Minas Gerais, Brasil). O objetivo desta pesquisa é compreender as práticas sociais de professores(as) brasileiros(as) e portugueses(as) para busca e compartilhamento de informações nas redes, considerando seus efeitos para a educação científica e cidadã dos estudantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados qualitativamente. Como resultados, em ambos os contextos, foi possível observar que os(as) professores(as) utilizam as redes mais frequentemente de modo profissional que pessoal; apresentam algumas percepções conflitantes acerca das possibilidades e dos desafios das tecnologias e das mídias digitais; não trabalham a AMI em sala de aula como um tema curricular específico, apesar de abordarem, em algumas situações didáticas elementos que remetem a essa alfabetização. Com base nesses resultados, consideramos que as práticas sociais de professores(as) portugueses(as) e brasileiros(as) para busca e compartilhamento de informações nas redes apresentam semelhanças e diferenças, decorrentes também das diferenças contextuais e de políticas públicas de incentivo à inserção das TDIC no contexto educacional. Também consideramos que as ações sociais dos(as) professores(as) nas mídias não necessariamente influenciam suas práticas pedagógicas, o que ressalta a importância de grupos formativos, como os investigados, que se movam na perspectiva de aprimorar não somente as ações pedagógicas docentes, mas também individuais dos(as) professores(as) enquanto cidadãos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR


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