Resumo:
Esse trabalho tem como objetivo estudar a eficiência energética de um veículo comercial, utilizando um sistema híbrido hidráulico em uma aplicação de coleta de lixo que tem como principal característica percorrer distâncias curtas, saindo do repouso e chegando a baixas velocidades em torno de 30 km/h e depois já começam a desacelerar o veículo retornando ao repouso. A utilização de um sistema híbrido hidráulico tem como principal objetivo recuperar energia dissipada durante a desaceleração do veículo e armazenar para utilizar quando necessário e com isso reduzir o consumo de combustível e consequentemente a redução de emissão de poluentes. Foi efetuada a modelagem da demanda energética em veículos, para estimar o efeito de um sistema híbrido. Os cálculos teóricos desse trabalho mostraram que um veículo hibrido hidráulico operando nessas condições pode alcançar reduções de consumo de combustível em torno de 22%, em relação a um veículo convencional. Testes em campo em um veículo real mostraram que a redução de consumo pode chegar a até 25%, indicando que a análise teórica está consistente com a aplicação real do sistema. Além disso, o sistema híbrido hidráulico melhorou o desempenho do veículo, aumentando a aceleração do veículo percorrendo maiores distâncias em menor tempo. Analisando a aplicação dessa tecnologia na frota de coleta de lixo de um grande centro urbano, no caso o Rio de Janeiro, a redução de consumo pode corresponder a uma economia anual de R$ 10 milhões de reais, além de uma redução de emissões anuais de poluentes em aproximadamente em 48 t de monóxido de carbono, 110 t de óxido de nitrogênio, 15 t de hidrocarbonetos e 2 t de material particulado, melhorando as condições do ar na cidade e a saúde da população.