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Análise da Eficiência Energética de um Veículo Híbrido Hidráulico.

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dc.creator SASSA, Ricardo Alexandre
dc.date.issued 2014-09-10
dc.identifier.citation SASSA, Ricardo Alexandre. Análise da Eficiência Energética de um Veículo Híbrido Hidráulico. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/511
dc.description.abstract Esse trabalho tem como objetivo estudar a eficiência energética de um veículo comercial, utilizando um sistema híbrido hidráulico em uma aplicação de coleta de lixo que tem como principal característica percorrer distâncias curtas, saindo do repouso e chegando a baixas velocidades em torno de 30 km/h e depois já começam a desacelerar o veículo retornando ao repouso. A utilização de um sistema híbrido hidráulico tem como principal objetivo recuperar energia dissipada durante a desaceleração do veículo e armazenar para utilizar quando necessário e com isso reduzir o consumo de combustível e consequentemente a redução de emissão de poluentes. Foi efetuada a modelagem da demanda energética em veículos, para estimar o efeito de um sistema híbrido. Os cálculos teóricos desse trabalho mostraram que um veículo hibrido hidráulico operando nessas condições pode alcançar reduções de consumo de combustível em torno de 22%, em relação a um veículo convencional. Testes em campo em um veículo real mostraram que a redução de consumo pode chegar a até 25%, indicando que a análise teórica está consistente com a aplicação real do sistema. Além disso, o sistema híbrido hidráulico melhorou o desempenho do veículo, aumentando a aceleração do veículo percorrendo maiores distâncias em menor tempo. Analisando a aplicação dessa tecnologia na frota de coleta de lixo de um grande centro urbano, no caso o Rio de Janeiro, a redução de consumo pode corresponder a uma economia anual de R$ 10 milhões de reais, além de uma redução de emissões anuais de poluentes em aproximadamente em 48 t de monóxido de carbono, 110 t de óxido de nitrogênio, 15 t de hidrocarbonetos e 2 t de material particulado, melhorando as condições do ar na cidade e a saúde da população. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Análise da Eficiência Energética de um Veículo Híbrido Hidráulico. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 94 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Veículo híbrido hidráulico pt_BR
dc.keywords.portuguese Eficiência energética pt_BR
dc.keywords.portuguese Redução de consumo de combustível pt_BR
dc.keywords.english Hydraulic hybrid vehicle pt_BR
dc.keywords.english Energy efficiency pt_BR
dc.keywords.english Fuel consumption reduction pt_BR
dc.orientador.principal NOGUEIRA, Luiz Augusto Horta
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Energia pt_BR
dc.pg.area Energia, Sociedade e Meio Ambiente pt_BR
dc.date.available 2016-08-17T17:18:53Z
dc.date.accessioned 2016-08-17T17:18:53Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia


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