dc.creator |
SASSA, Ricardo Alexandre |
|
dc.date.issued |
2014-09-10 |
|
dc.identifier.citation |
SASSA, Ricardo Alexandre. Análise da Eficiência Energética de um Veículo Híbrido Hidráulico. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/511 |
|
dc.description.abstract |
Esse trabalho tem como objetivo estudar a eficiência energética de um veículo comercial, utilizando um sistema híbrido hidráulico em uma aplicação de coleta de lixo que tem como principal característica percorrer distâncias curtas, saindo do repouso e chegando a baixas velocidades em torno de 30 km/h e depois já começam a desacelerar o veículo retornando ao repouso. A utilização de um sistema híbrido hidráulico tem como principal objetivo recuperar energia dissipada durante a desaceleração do veículo e armazenar para utilizar quando necessário e com isso reduzir o consumo de combustível e consequentemente a redução de emissão de poluentes. Foi efetuada a modelagem da demanda energética em veículos, para estimar o efeito de um sistema híbrido. Os cálculos teóricos desse trabalho mostraram que um veículo hibrido hidráulico operando nessas condições pode alcançar reduções de consumo de combustível em torno de 22%, em relação a um veículo convencional. Testes em campo em um veículo real mostraram que a redução de consumo pode chegar a até 25%, indicando que a análise teórica está consistente com a aplicação real do sistema. Além disso, o sistema híbrido hidráulico melhorou o desempenho do veículo, aumentando a aceleração do veículo percorrendo maiores distâncias em menor tempo. Analisando a aplicação dessa tecnologia na frota de coleta de lixo de um grande centro urbano, no caso o Rio de Janeiro, a redução de consumo pode corresponder a uma economia anual de R$ 10 milhões de reais, além de uma redução de emissões anuais de poluentes em aproximadamente em 48 t de monóxido de carbono, 110 t de óxido de nitrogênio, 15 t de hidrocarbonetos e 2 t de material particulado, melhorando as condições do ar na cidade e a saúde da população. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Análise da Eficiência Energética de um Veículo Híbrido Hidráulico. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
94 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Veículo híbrido hidráulico |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Eficiência energética |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Redução de consumo de combustível |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Hydraulic hybrid vehicle |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Energy efficiency |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Fuel consumption reduction |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
NOGUEIRA, Luiz Augusto Horta |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.pg.area |
Energia, Sociedade e Meio Ambiente |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-08-17T17:18:53Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-17T17:18:53Z |
|
dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
|