dc.creator |
MOURA, José Daniel de Souza |
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dc.date.issued |
2016-03-29 |
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dc.identifier.citation |
MOURA, José Daniel de Souza. Avaliação das Propriedades Mecânicas e do Comportamento em Fadiga da Liga de Alumínio AA413.1 usada em Rodas Automotivas. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/532 |
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dc.description.abstract |
Atualmente, um dos principais focos do setor industrial está na redução dos custos de fabricação. A indústria automotiva também busca aperfeiçoar seus projetos para fabricar veículos que apresentem menor consumo de combustível, decorrente da redução de peso e do aumento na eficiência do motor. Estas duas condições são importantes no estabelecimento do diferencial entre empresas concorrentes. Desta forma, a substituição de materiais pesados por outros mais leves, e/ou que apresentem maior facilidade de fabricação, é uma tendência que contribui para atingir este diferencial. As rodas veiculares são indispensáveis à movimentação de um veículo, além de importantes componentes de segurança. No caso das rodas fabricadas a partir de ligas de alumínio, a substituição de uma liga endurecível por tratamentos térmicos por outra, cujas propriedades mecânicas são obtidas diretamente na fundição em molde permanente e baixa pressão, pode representar uma economia significativa na redução do tempo de fabricação e na eliminação de etapas que despendem elevada energia e altos investimentos em equipamentos. Neste trabalho foram avaliadas as propriedades mecânicas da liga de alumínio AA413.1 fundida em molde permanente e vazada em baixa pressão e sua correlação com a estrutura interna. Os corpos de prova para os ensaios de tração e de fadiga por flexão rotativa foram retirados das aletas da roda. O limite de resistência à fadiga para 10⁶ ciclos obtido foi 91 MPa, enquanto o nível médio de porosidade foi de 1,2 % e o espaçamento interdendrítico secundário de 33±4 μm. O alongamento obtido foi de 3,64±0,14 %, e os limites de escoamento e de resistência à tração ficaram, respectivamente, em 80±4 MPa e 165±5 MPa. |
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dc.language.iso |
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dc.title |
Avaliação das Propriedades Mecânicas e do Comportamento em Fadiga da Liga de Alumínio AA413.1 usada em Rodas Automotivas. |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
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dc.pages |
87 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Roda automotiva |
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dc.keywords.portuguese |
Fadiga |
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dc.keywords.portuguese |
Flexão rotativa |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ligas de alumínio |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Automotive wheel |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Fatigue |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Rotating bending machine |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Aluminum Alloy |
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dc.orientador.principal |
CHAVES, Ricardo Risso |
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dc.orientador.coorientador |
CASTRO, Carlos Alberto Carvalho |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia de Materiais - Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-08-25T18:26:43Z |
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dc.date.accessioned |
2016-08-25T18:26:43Z |
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dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia |
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