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Avaliação das Propriedades Mecânicas e do Comportamento em Fadiga da Liga de Alumínio AA413.1 usada em Rodas Automotivas.

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dc.creator MOURA, José Daniel de Souza
dc.date.issued 2016-03-29
dc.identifier.citation MOURA, José Daniel de Souza. Avaliação das Propriedades Mecânicas e do Comportamento em Fadiga da Liga de Alumínio AA413.1 usada em Rodas Automotivas. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/532
dc.description.abstract Atualmente, um dos principais focos do setor industrial está na redução dos custos de fabricação. A indústria automotiva também busca aperfeiçoar seus projetos para fabricar veículos que apresentem menor consumo de combustível, decorrente da redução de peso e do aumento na eficiência do motor. Estas duas condições são importantes no estabelecimento do diferencial entre empresas concorrentes. Desta forma, a substituição de materiais pesados por outros mais leves, e/ou que apresentem maior facilidade de fabricação, é uma tendência que contribui para atingir este diferencial. As rodas veiculares são indispensáveis à movimentação de um veículo, além de importantes componentes de segurança. No caso das rodas fabricadas a partir de ligas de alumínio, a substituição de uma liga endurecível por tratamentos térmicos por outra, cujas propriedades mecânicas são obtidas diretamente na fundição em molde permanente e baixa pressão, pode representar uma economia significativa na redução do tempo de fabricação e na eliminação de etapas que despendem elevada energia e altos investimentos em equipamentos. Neste trabalho foram avaliadas as propriedades mecânicas da liga de alumínio AA413.1 fundida em molde permanente e vazada em baixa pressão e sua correlação com a estrutura interna. Os corpos de prova para os ensaios de tração e de fadiga por flexão rotativa foram retirados das aletas da roda. O limite de resistência à fadiga para 10⁶ ciclos obtido foi 91 MPa, enquanto o nível médio de porosidade foi de 1,2 % e o espaçamento interdendrítico secundário de 33±4 μm. O alongamento obtido foi de 3,64±0,14 %, e os limites de escoamento e de resistência à tração ficaram, respectivamente, em 80±4 MPa e 165±5 MPa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Avaliação das Propriedades Mecânicas e do Comportamento em Fadiga da Liga de Alumínio AA413.1 usada em Rodas Automotivas. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 87 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Roda automotiva pt_BR
dc.keywords.portuguese Fadiga pt_BR
dc.keywords.portuguese Flexão rotativa pt_BR
dc.keywords.portuguese Ligas de alumínio pt_BR
dc.keywords.english Automotive wheel pt_BR
dc.keywords.english Fatigue pt_BR
dc.keywords.english Rotating bending machine pt_BR
dc.keywords.english Aluminum Alloy pt_BR
dc.orientador.principal CHAVES, Ricardo Risso
dc.orientador.coorientador CASTRO, Carlos Alberto Carvalho
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Materiais - Mestrado Profissional pt_BR
dc.date.available 2016-08-25T18:26:43Z
dc.date.accessioned 2016-08-25T18:26:43Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia


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