DSpace/Manakin Repository

Estudo da atomização e caracterização de injetores utilizando óleo pirolítico de pneu usado puro e em misturas com diesel.

Mostrar registro simples

dc.creator CHUMPITÁZ, German Raul Ayala
dc.date.issued 2016-07-13
dc.identifier.citation CHUMPITÁZ, German Raul Ayala. Estudo da atomização e caracterização de injetores utilizando óleo pirolítico de pneu usado puro e em misturas com diesel. 2016. 213 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/534
dc.description.abstract O incremento da demanda atual de energia fazem necessária a procura de novas fontes de energia além das energias tradicionais, sendo principalmente as energias baseadas na valorização energética de resíduos uma opção interessante para a obtenção de energia e destinação final adequada. A grande quantidade de pneus produzidos constituem problemas ao final da sua vida útil devido à sua classificação como resíduo perigoso, isto faz necessário uma correta destinação final dos pneus inservíveis, onde os tipos de destinação final adequada dos resíduos sólidos perigosos estão reguladas pelos organismos ambientais mediante um marco normativo. A pirólise é um método que permite o reaproveitamento de diversos materiais, podendo ser utilizado para a produção de um combustível líquido a partir dos pneus, combustível chamado neste trabalho como óleo pirolítico de pneu usado (OPPU). Esta dissertação de mestrado visa o estudo e a caracterização do OPPU atomizado e, para isto foi realizado o desenvolvimento de injetores e utilizando uma bancada experimental para a medição do tamanho das gotas geradas. Para isto foram projetados e construídos uma bancada de testes experimentais e dois tipos de injetores: injetor tipo Y e efervescente. A qualidade do spray gerado pela atomização do OPPU, puro e em misturas (OPPU – diesel), foi quantificado através da medição do tamanho de gotas, utilizando um medidor laser Spraytec Malvern 2007, obtendo-se como resultado valores de D₃₂ menores 45 μm e no caso do injetor Y, valores experimentais próximos aos valores teóricos calculados para o caso dos líquidos puros e para as misturas. Também foram medidas as propriedades (massa especifica, viscosidade e tensão superficial) dos líquidos puros e em misturas, as pressões e vazões do líquido e do gás de atomização no injetor além das distribuições dos tamanhos de gota gerados no jato atomizado para diferentes valores da relação GLR. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Estudo da atomização e caracterização de injetores utilizando óleo pirolítico de pneu usado puro e em misturas com diesel. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 213 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Marco normativo pt_BR
dc.keywords.portuguese Pirólise pt_BR
dc.keywords.portuguese Combustível líquido pt_BR
dc.keywords.portuguese Pneu pt_BR
dc.keywords.portuguese Óleo pirolítico de pneu usado pt_BR
dc.keywords.portuguese OPPU atomizado pt_BR
dc.orientador.principal CORONADO, Christian Jeremi Rodriguez
dc.orientador.coorientador CARVALHO FILHO, João Andrade de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Térmica, fluidos e maquinas de fluxo pt_BR
dc.date.available 2016-08-26T12:26:42Z
dc.date.accessioned 2016-08-26T12:26:42Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples