Resumo:
Nos dias de hoje, usar a informação de maneira mais eficiente torna-se um diferencial; o que exige dos agricultores práticas gerenciais eficientes pautadas, por exemplo, na adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a inserção dos produtos agrícolas em um mercado cada vez mais globalizado. A ideia inicial desta pesquisa foi verificar se os morangueiros usam TICs, sobretudo a Internet, para a produção e a comercialização do morango; e se não usam, verificar o porquê de não usarem. Com isso objetivou-se analisar a adoção das TICs no que tange à comunicação e à troca de informações pelos morangueiros de Pouso Alegre/Sul de Minas Gerais, considerando as condições de acesso desses agricultores a tal tecnologia. De forma específica, buscou-se identificar o perfil dos morangueiros de Pouso Alegre; quais os tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação eles têm acesso; e os motivos responsáveis pela utilização ou não utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na produção e comercialização do morango. O método utilizado foi o estudo de caso, de natureza quali-quantitativa, cuja abordagem utilizada compreendeu a pesquisa a campo para aplicação de questionário predominantemente estruturado. Por meio do levantamento de dados, buscou-se analisar a adoção das TICs, especificamente a Internet, pelos morangueiros de Pouso Alegre/Sul de Minas Gerais, considerando as condições de acesso desses agricultores a tal tecnologia. Em uma amostra de 165 estabelecimentos agropecuários, cujo morangueiro possui o perfil de proprietário, verificou-se que, na maioria dos casos, há limitações de tempo e interesse para utilização das TICs na produção/comercialização do morango e faz-se necessário criar estratégias e tomar decisões econômicas para implementá-las nesse tipo de negócio.