dc.creator |
SANTOS, Flaviana Totti Custódio dos |
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dc.date.issued |
2016-08-10 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Flaviana Totti Custódio dos. Os produtores rurais e a adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação: um estudo de caso sobre os morangueiros do município de Pouso Alegre. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/570 |
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dc.description.abstract |
Nos dias de hoje, usar a informação de maneira mais eficiente torna-se um diferencial; o que exige dos agricultores práticas gerenciais eficientes pautadas, por exemplo, na adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a inserção dos produtos agrícolas em um mercado cada vez mais globalizado. A ideia inicial desta pesquisa foi verificar se os morangueiros usam TICs, sobretudo a Internet, para a produção e a comercialização do morango; e se não usam, verificar o porquê de não usarem. Com isso objetivou-se analisar a adoção das TICs no que tange à comunicação e à troca de informações pelos morangueiros de Pouso Alegre/Sul de Minas Gerais, considerando as condições de acesso desses agricultores a tal tecnologia. De forma específica, buscou-se identificar o perfil dos morangueiros de Pouso Alegre; quais os tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação eles têm acesso; e os motivos responsáveis pela utilização ou não utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na produção e comercialização do morango. O método utilizado foi o estudo de caso, de natureza quali-quantitativa, cuja abordagem utilizada compreendeu a pesquisa a campo para aplicação de questionário predominantemente estruturado. Por meio do levantamento de dados, buscou-se analisar a adoção das TICs, especificamente a Internet, pelos morangueiros de Pouso Alegre/Sul de Minas Gerais, considerando as condições de acesso desses agricultores a tal tecnologia. Em uma amostra de 165 estabelecimentos agropecuários, cujo morangueiro possui o perfil de proprietário, verificou-se que, na maioria dos casos, há limitações de tempo e interesse para utilização das TICs na produção/comercialização do morango e faz-se necessário criar estratégias e tomar decisões econômicas para implementá-las nesse tipo de negócio. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Os produtores rurais e a adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação: um estudo de caso sobre os morangueiros do município de Pouso Alegre. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
85 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Morangueiros |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Internet |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Desenvolvimento Local |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Strawberries |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Information Technologies and Communication |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Local Development |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MATTEDI, Adriana Prest |
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dc.orientador.coorientador |
REZENDE, Marcelo Lacerda |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-09-09T14:00:10Z |
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dc.date.accessioned |
2016-09-09T14:00:10Z |
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dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
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