dc.creator |
BARBOSA, Josirene de Carvalho |
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dc.date.issued |
2016-09-20 |
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dc.identifier.citation |
BARBOSA, Josirene de Carvalho. Entre discursos, políticas e sujeitos: Reflexões sobre o desenvolvimento no âmbito das políticas públicas para o Ensino Médio. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/600 |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa é um estudo interdisciplinar sobre o tema do desenvolvimento em sua articulação com a educação formal. Teve como objetivo compreender os sentidos produzidos pelos sujeitos de uma escola pública do Estado de Minas Gerais em relação às principais políticas educacionais pensadas para o ensino médio regular, no contexto da ideologia neoliberal e do fenômeno da globalização. Dentro desta perspectiva, buscou ampliar a reflexão sobre os sentidos hegemônicos que circulam no campo cultural/educacional e que definem as práticas e modos de ser dos sujeitos, bem como sobre as possibilidades de ruptura e de produção de outros sentidos. O estudo se propôs a responder a seguinte questão: qual a concepção de desenvolvimento subjacente às políticas públicas atuais propostas para o ensino médio? Foram utilizados recursos fotográficos e observações no cotidiano escolar, além de entrevistas semi-estruturadas e conversas informais com gestores, técnico, professores e estudantes. Para a análise dos dados, foram utilizados princípios e procedimentos da Análise do Discurso de linha francesa, derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e Michel Foucault. O estudo revelou que as políticas têm dado destaque ao aspecto social, porém, dentro de uma perspectiva assistencialista e compensatória, não reverberando na qualidade da educação e nem na questão do desenvolvimento. A concepção de desenvolvimento nas políticas, analisada por meio das práticas discursivas dos sujeitos, demonstra que o fator econômico ainda ressoa significativamente no contexto escolar, apesar de haver discursos contrários a esta concepção. O desenvolvimento, sob seu aspecto estritamente econômico, tem produzido novas subjetividades, porém tem contribuído mais para a alienação e sofrimento dos sujeitos do que para sua emancipação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Entre discursos, políticas e sujeitos: Reflexões sobre o desenvolvimento no âmbito das políticas públicas para o Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
180 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Sujeito |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Development |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Public policy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
High school |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Subject |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara |
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dc.orientador.coorientador |
PIMENTA, Carlos Alberto Máximo |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
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dc.date.available |
2016-11-23T11:19:46Z |
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dc.date.accessioned |
2016-11-23T11:19:46Z |
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dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
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