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Entre discursos, políticas e sujeitos: Reflexões sobre o desenvolvimento no âmbito das políticas públicas para o Ensino Médio.

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dc.creator BARBOSA, Josirene de Carvalho
dc.date.issued 2016-09-20
dc.identifier.citation BARBOSA, Josirene de Carvalho. Entre discursos, políticas e sujeitos: Reflexões sobre o desenvolvimento no âmbito das políticas públicas para o Ensino Médio. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/600
dc.description.abstract Esta pesquisa é um estudo interdisciplinar sobre o tema do desenvolvimento em sua articulação com a educação formal. Teve como objetivo compreender os sentidos produzidos pelos sujeitos de uma escola pública do Estado de Minas Gerais em relação às principais políticas educacionais pensadas para o ensino médio regular, no contexto da ideologia neoliberal e do fenômeno da globalização. Dentro desta perspectiva, buscou ampliar a reflexão sobre os sentidos hegemônicos que circulam no campo cultural/educacional e que definem as práticas e modos de ser dos sujeitos, bem como sobre as possibilidades de ruptura e de produção de outros sentidos. O estudo se propôs a responder a seguinte questão: qual a concepção de desenvolvimento subjacente às políticas públicas atuais propostas para o ensino médio? Foram utilizados recursos fotográficos e observações no cotidiano escolar, além de entrevistas semi-estruturadas e conversas informais com gestores, técnico, professores e estudantes. Para a análise dos dados, foram utilizados princípios e procedimentos da Análise do Discurso de linha francesa, derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e Michel Foucault. O estudo revelou que as políticas têm dado destaque ao aspecto social, porém, dentro de uma perspectiva assistencialista e compensatória, não reverberando na qualidade da educação e nem na questão do desenvolvimento. A concepção de desenvolvimento nas políticas, analisada por meio das práticas discursivas dos sujeitos, demonstra que o fator econômico ainda ressoa significativamente no contexto escolar, apesar de haver discursos contrários a esta concepção. O desenvolvimento, sob seu aspecto estritamente econômico, tem produzido novas subjetividades, porém tem contribuído mais para a alienação e sofrimento dos sujeitos do que para sua emancipação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Entre discursos, políticas e sujeitos: Reflexões sobre o desenvolvimento no âmbito das políticas públicas para o Ensino Médio. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 180 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Desenvolvimento pt_BR
dc.keywords.portuguese Políticas públicas pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino Médio pt_BR
dc.keywords.portuguese Sujeito pt_BR
dc.keywords.english Development pt_BR
dc.keywords.english Public policy pt_BR
dc.keywords.english High school pt_BR
dc.keywords.english Subject pt_BR
dc.orientador.principal FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara
dc.orientador.coorientador PIMENTA, Carlos Alberto Máximo
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2016-11-23T11:19:46Z
dc.date.accessioned 2016-11-23T11:19:46Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


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