DSpace/Manakin Repository

Uma análise do Deslocamento de Poder após a implantação de um Sistema de Informação (ERP) na Gestão Acadêmica: Estudo de Caso em uma Universidade Pública.

Mostrar registro simples

dc.creator REIS, Dorvalino Sandro dos
dc.date.issued 2016-12-14
dc.identifier.citation REIS, Dorvalino Sandro dos. Uma análise do Deslocamento de Poder após a implantação de um Sistema de Informação (ERP) na Gestão Acadêmica: Estudo de Caso em uma Universidade Pública. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/658
dc.description.abstract Uma ferramenta muito útil de uso frequente na maioria das empresas, o ERP também tem sido um instrumento de auxílio à eficiência nas instituições de ensino superior. No entanto, a implantação de um ERP pode provocar mudanças na organização e produzir deslocamentos de poder, alterando a forma como este é distribuído na estrutura organizacional pré-estabelecida. Nas universidades predomina um contexto democrático de tomada de decisão e a estrutura da Burocracia Profissional, em que os professores detém considerável grau de poder nas deliberações. A organização profissional se caracteriza pela supremacia do poder do conhecimento sobre a estrutura hierárquica, em que os profissionais, detentores de habilidades específicas, estão diretamente envolvidos no fornecimento de produtos e serviços. Estudar e analisar como se dá o deslocamento de poder na gestão acadêmica de uma universidade pública após a implantação do ERP, objetivo geral deste estudo, poderá proporcionar contribuições relevantes para esse tema de pesquisa, uma vez que a maioria das pesquisas frequentemente não abordam problemas relacionado às suas implicações políticas. A revisão da literatura foi efetuada em função dos sistemas de informação, das estruturas organizacionais e do deslocamento de poder no contexto universitário. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa descritiva qualitativa por meio de um estudo de caso, utilizando-se de entrevistas e questionários para a coleta de dados. Entre os resultados alcançados na instituição estudada, aponta-se que o ERP promove mudanças de natureza tecnológica e estrutural nos processos de gestão acadêmica, que equilibram a distribuição de poder dentro da organização. A tecnoestrutura e a cúpula estratégica se tornaram mais fortes, com um acréscimo de poder deslocados do núcleo operacional, da linha intermediária e da assessoria de apoio. Os impactos negativos percebidos são frequentemente relacionados a falhas no planejamento e no treinamento. Por fim, recomenda-se um passo a passo para diagnosticar o deslocamento de poder decorrente da implantação do ERP e, assim, obter melhores resultados desse sistema na organização e em menor prazo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Uma análise do Deslocamento de Poder após a implantação de um Sistema de Informação (ERP) na Gestão Acadêmica: Estudo de Caso em uma Universidade Pública. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 110 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese ERP pt_BR
dc.keywords.portuguese Descentralização pt_BR
dc.keywords.portuguese Deslocamento de Poder pt_BR
dc.keywords.portuguese Gestão acadêmica pt_BR
dc.keywords.english Decentralization pt_BR
dc.keywords.english Shift power pt_BR
dc.keywords.english Academic management pt_BR
dc.orientador.principal OTTOBONI, Célia
dc.orientador.coorientador PAMPLONA, Edson de Oliveira
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Administração – Mestrado Profissional pt_BR
dc.date.available 2017-02-13T11:20:03Z
dc.date.accessioned 2017-02-13T11:20:03Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples