Resumo:
Este trabalho apresenta a descrição e o estudo das ações didáticas da Disciplina de Tanatologia e Cuidados Paliativos (TanCP) em um curso de Medicina do sul de Minas Gerais. A disciplina em questão não é comumente oferecida na graduação de medicina e, em função disso, no país existe pouco material didático para o ensino médico de TanCP. Na grade curricular desta Faculdade a disciplina tem pequena carga horária, insuficiente para todas as ações necessárias. Criou-se, então, um projeto extracurricular denominado “A Arte do Cuidar” que se destina, entre outros objetivos, a propiciar um número maior de atividades aos alunos, e a desenvolver material didático para compartilhamento com os colegas, com outras faculdades e com a comunidade. Ao longo das ações em sala de aula e das atividades do Projeto durante os anos de 2010 a 2013 constatou-se que professora e alunos constroem Comunidades de Aprendizado capazes de transformar o conhecimento em profundo e vivencial, além de alterar positivamente os papéis tradicionais de professor e aluno. Este trabalho sugere que a experiência em questão pode ser replicada no ensino de outras disciplinas na formação médica ou mesmo em outras áreas do conhecimento. Sugere também que a inclusão de uma disciplina como TanCP no currículo das escolas de medicina pode contribuir para uma transformação positiva e necessária no perfil do médico atual.