dc.creator |
FIGUEIREDO, Maria das Graças Mota Cruz de Assis |
|
dc.date.issued |
2013-12-13 |
|
dc.identifier.citation |
FIGUEIREDO, Maria das Graças Mota Cruz de Assis. Cuidados Paliativos no currículo de formação médica: o ensino como lugar de comunidades de aprendizagem. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/771 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta a descrição e o estudo das ações didáticas da Disciplina de Tanatologia e Cuidados Paliativos (TanCP) em um curso de Medicina do sul de Minas Gerais. A disciplina em questão não é comumente oferecida na graduação de medicina e, em função disso, no país existe pouco material didático para o ensino médico de TanCP. Na grade curricular desta Faculdade a disciplina tem pequena carga horária, insuficiente para todas as ações necessárias. Criou-se, então, um projeto extracurricular denominado “A Arte do Cuidar” que se destina, entre outros objetivos, a propiciar um número maior de atividades aos alunos, e a desenvolver material didático para compartilhamento com os colegas, com outras faculdades e com a comunidade. Ao longo das ações em sala de aula e das atividades do Projeto durante os anos de 2010 a 2013 constatou-se que professora e alunos constroem Comunidades de Aprendizado capazes de transformar o conhecimento em profundo e vivencial, além de alterar positivamente os papéis tradicionais de professor e aluno. Este trabalho sugere que a experiência em questão pode ser replicada no ensino de outras disciplinas na formação médica ou mesmo em outras áreas do conhecimento. Sugere também que a inclusão de uma disciplina como TanCP no currículo das escolas de medicina pode contribuir para uma transformação positiva e necessária no perfil do médico atual. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Cuidados Paliativos no currículo de formação médica: o ensino como lugar de comunidades de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
135 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Tanatologia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Cuidados Paliativos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Comunidade de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Thanatology |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Palliative Care |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teaching and Learning |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Learning Community |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
STANO, Magalhães Trindade |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-05-22T17:44:57Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-05-22T17:44:57Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|