DSpace/Manakin Repository

Cuidados Paliativos no currículo de formação médica: o ensino como lugar de comunidades de aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator FIGUEIREDO, Maria das Graças Mota Cruz de Assis
dc.date.issued 2013-12-13
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Maria das Graças Mota Cruz de Assis. Cuidados Paliativos no currículo de formação médica: o ensino como lugar de comunidades de aprendizagem. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/771
dc.description.abstract Este trabalho apresenta a descrição e o estudo das ações didáticas da Disciplina de Tanatologia e Cuidados Paliativos (TanCP) em um curso de Medicina do sul de Minas Gerais. A disciplina em questão não é comumente oferecida na graduação de medicina e, em função disso, no país existe pouco material didático para o ensino médico de TanCP. Na grade curricular desta Faculdade a disciplina tem pequena carga horária, insuficiente para todas as ações necessárias. Criou-se, então, um projeto extracurricular denominado “A Arte do Cuidar” que se destina, entre outros objetivos, a propiciar um número maior de atividades aos alunos, e a desenvolver material didático para compartilhamento com os colegas, com outras faculdades e com a comunidade. Ao longo das ações em sala de aula e das atividades do Projeto durante os anos de 2010 a 2013 constatou-se que professora e alunos constroem Comunidades de Aprendizado capazes de transformar o conhecimento em profundo e vivencial, além de alterar positivamente os papéis tradicionais de professor e aluno. Este trabalho sugere que a experiência em questão pode ser replicada no ensino de outras disciplinas na formação médica ou mesmo em outras áreas do conhecimento. Sugere também que a inclusão de uma disciplina como TanCP no currículo das escolas de medicina pode contribuir para uma transformação positiva e necessária no perfil do médico atual. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Cuidados Paliativos no currículo de formação médica: o ensino como lugar de comunidades de aprendizagem. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 135 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Tanatologia pt_BR
dc.keywords.portuguese Cuidados Paliativos pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.keywords.portuguese Comunidade de Aprendizagem pt_BR
dc.keywords.english Thanatology pt_BR
dc.keywords.english Palliative Care pt_BR
dc.keywords.english Teaching and Learning pt_BR
dc.keywords.english Learning Community pt_BR
dc.orientador.principal STANO, Magalhães Trindade
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2017-05-22T17:44:57Z
dc.date.accessioned 2017-05-22T17:44:57Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples