DSpace/Manakin Repository

Exposição Itinerante e Espaço Formal: Um Estudo de Caso.

Mostrar registro simples

dc.creator OLIVEIRA, Henrique Buday de
dc.date.issued 2017-06
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Henrique Buday de. Exposição Itinerante e Espaço Formal: Um Estudo de Caso. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/811
dc.description.abstract Com o passar dos anos, divulgar a ciência vem representando uma das principais preocupações de muitos órgãos governamentais, pois é através dela que a maioria da população tem acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos que lhes permitirão maior criticidade frente aos problemas sociais, ambientais ou econômicos, atingindo, portanto, certa responsabilidade e autonomia com o seu entorno. Nesse sentido, investigar meios de divulgar a ciência através de uma educação não-formal, em espaços como museus de ciência e exposições itinerantes, tornou-se o objetivo de muitos pesquisadores da área de Ensino de Ciências. Pensando nisso, o presente trabalho levou duas exposições itinerantes aplicadas em duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo, sendo que, em cada uma delas alunos oriundos de turmas de 8° ano e 9° ano do Ensino Fundamental tiveram acesso a diversos experimentos que abordavam conceitos científicos. As exposições foram gravadas em vídeo e as gravações foram analisadas segundo a teoria sociointeracionista de Vigostki, constructos de Wertsch (1984) e as categorizações das emoções propostas por Monteiro e Gaspar (2007), com o objetivo de investigar as emoções apresentadas pelos alunos e o processo interativo ao participarem das exposições itinerantes no espaço escolar. pt_BR
dc.language.iso pt pt_BR
dc.title Exposição Itinerante e Espaço Formal: Um Estudo de Caso. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 64 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Ciências pt_BR
dc.keywords.portuguese Exposição Itinerante pt_BR
dc.keywords.portuguese Teoria de Vigotski pt_BR
dc.keywords.english Science Teaching pt_BR
dc.keywords.english Traveling Museum pt_BR
dc.keywords.english Vigotski’s Theory pt_BR
dc.orientador.principal MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2017-06-16T12:27:57Z
dc.date.accessioned 2017-06-16T12:27:57Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples