dc.creator |
OLIVEIRA, Henrique Buday de |
|
dc.date.issued |
2017-06 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Henrique Buday de. Exposição Itinerante e Espaço Formal: Um Estudo de Caso. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/811 |
|
dc.description.abstract |
Com o passar dos anos, divulgar a ciência vem representando uma das principais preocupações de muitos órgãos governamentais, pois é através dela que a maioria da população tem acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos que lhes permitirão maior criticidade frente aos problemas sociais, ambientais ou econômicos, atingindo, portanto, certa responsabilidade e autonomia com o seu entorno. Nesse sentido, investigar meios de divulgar a ciência através de uma educação não-formal, em espaços como museus de ciência e exposições itinerantes, tornou-se o objetivo de muitos pesquisadores da área de Ensino de Ciências. Pensando nisso, o presente trabalho levou duas exposições itinerantes aplicadas em duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo, sendo que, em cada uma delas alunos oriundos de turmas de 8° ano e 9° ano do Ensino Fundamental tiveram acesso a diversos experimentos que abordavam conceitos científicos. As exposições foram gravadas em vídeo e as gravações foram analisadas segundo a teoria sociointeracionista de Vigostki, constructos de Wertsch (1984) e as categorizações das emoções propostas por Monteiro e Gaspar (2007), com o objetivo de investigar as emoções apresentadas pelos alunos e o processo interativo ao participarem das exposições itinerantes no espaço escolar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt |
pt_BR |
dc.title |
Exposição Itinerante e Espaço Formal: Um Estudo de Caso. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
64 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Exposição Itinerante |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Teoria de Vigotski |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Science Teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Traveling Museum |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Vigotski’s Theory |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-06-16T12:27:57Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-06-16T12:27:57Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|