Resumo:
Despertar o interesse dos alunos para os conteúdos estudados em sala de aula tem sido um dos maiores desafios impostos aos docentes dos cursos de Administração da Produção. As mudanças que o desenvolvimento tecnológico tem imprimido nos comportamentos do alunato exigem que os docentes adotem posturas que valorizem a diversificação metodológica e abandonem a unilateralidade. Partindo destes eventos, o presente trabalho teve como objetivo investigar o impacto que o método Peer Instruction ou Instrução por Pares, criado e desenvolvido pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, pode provocar nos resultados obtidos em sala de aula. Para a análise do método, adotou-se a pesquisa quase-experimental nas aulas de Logística e Gestão da Produção em duas turmas de ensino técnico. A uma das turmas, chamada de grupo experimental, foi aplicado o método da Peer Instruction com o objetivo de verificar quais seriam seus resultados quando comparados aos resultados obtidos no ambiente de ensino em que prevalece o método tradicional de exposição pelo professor. Através da análise dos dados provenientes da pesquisa, o presente trabalho corrobora a hipótese de que, se submetidos às práticas de aprendizagem ativa, estudantes e professores podem obter melhor desempenho no ensino de Gestão da Produção.