dc.creator |
OLIVEIRA, Juliano Roberto de |
|
dc.date.issued |
2017-05 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Juliano Roberto de. Instrução por Pares: A Aprendizagem Ativa aplicada no Ensino de Gestão da Produção. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/814 |
|
dc.description.abstract |
Despertar o interesse dos alunos para os conteúdos estudados em sala de aula tem sido um dos maiores desafios impostos aos docentes dos cursos de Administração da Produção. As mudanças que o desenvolvimento tecnológico tem imprimido nos comportamentos do alunato exigem que os docentes adotem posturas que valorizem a diversificação metodológica e abandonem a unilateralidade. Partindo destes eventos, o presente trabalho teve como objetivo investigar o impacto que o método Peer Instruction ou Instrução por Pares, criado e desenvolvido pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, pode provocar nos resultados obtidos em sala de aula. Para a análise do método, adotou-se a pesquisa quase-experimental nas aulas de Logística e Gestão da Produção em duas turmas de ensino técnico. A uma das turmas, chamada de grupo experimental, foi aplicado o método da Peer Instruction com o objetivo de verificar quais seriam seus resultados quando comparados aos resultados obtidos no ambiente de ensino em que prevalece o método tradicional de exposição pelo professor. Através da análise dos dados provenientes da pesquisa, o presente trabalho corrobora a hipótese de que, se submetidos às práticas de aprendizagem ativa, estudantes e professores podem obter melhor desempenho no ensino de Gestão da Produção. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Instrução por Pares: A Aprendizagem Ativa aplicada no Ensino de Gestão da Produção. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
101 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Aprendizagem Ativa |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Métodos de Ensino |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Gestão da Produção |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Active Learning |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teaching Methods |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Production Management |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
TURRIONI, João Batista |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Educação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-06-22T17:45:30Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-06-22T17:45:30Z |
|
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
|