Resumo:
Este trabalho tem como objetivo primordial apresentar o desenvolvimento do Modelo PECTUS, proposto para apoiar a avaliação e seleção de software educacional aplicado ao ensino e aprendizagem de ciências. O modelo foi definido a partir do estudo dos fundamentos teóricos e trabalhos correlatos existentes sobre o tema enfocado e sustenta-se em um conjunto de quatro requisitos – aspectos tecnológicos, aspectos de usabilidade, aspectos pedagógicos e aspectos do ensino de ciências, cada um deles composto por atributos específicos. O modelo proposto foi validado por meio de experiências de uso realizadas por um grupo de professores que atuam no ensino de ciências, em escolas públicas do ensino fundamental e médio, sendo identificados pontos positivos e dificuldades que serviram para refinar a versão inicial do modelo. O modelo produzido deverá ser disponibilizado, para que professores e educadores da área de ciências possam utilizá-lo e, desta forma, chegarem a escolhas mais acertadas dos softwares que serão adotados nas salas de aula. Em decorrência disso, espera-se que o uso desses softwares, selecionados com base no modelo, contribua para melhorar o ensino e aprendizagem de ciências em escolas dos níveis fundamental e médio.